Musculação: quais os principais benefícios e porque começar a praticar o quanto antes!

Manter-se em forma é muito importante para estar bem consigo mesmo, manter a autoestima em relação ao desempenho físico e estético. O corpo funciona melhor, a mente trabalha com mais eficácia… A musculação é um dos meios para manter-se saudável através dos exercícios. Saiba mais sobre ela aqui.

Chamamos de musculação um tipo de treinamento ou uma modalidade para exercitar-se unindo de forma eficaz os métodos de comportamento do corpo para melhorar o funcionamento das suas atividades e acentuar algumas das habilidades possíveis por meio da prática.

Uma das facetas da musculação se dá no desenvolvimento e aprimoramento da força, juntamente com o treinamento aeróbico, de flexibilidade e que pode também ser utilizada para corrigir a postura e melhorar o desempenho de tarefas diárias.

Há também variações de influências de carga acrescentadas no exercício da musculação que podem intensificar e melhorar o treino de acordo com a capacidade que o praticante atinge ao exercitar e aprimorar seus músculos e suas habilidades de força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

Os benefícios da musculação

A musculação é um exercício que primariamente tonifica todos os músculos exercitados durante a prática com frequência, ajudando também no gasto calórico e no desenvolvimento da resistência muscular bem como no aumento da força: todas as atividades realizadas que exijam-na se tornarão mais fáceis.

Com a prática frequente do exercício da musculação, o praticante previne o aparecimento de doenças ósseas, dado que o exercício auxilia muito no fortalecimento dos mesmos.

Ajuda na coluna vertebral

Além disso e por causa deste benefício, a coluna vertebral é um dos principais beneficiados com a prática de exercícios, se desenvolvendo para suportar mais limites e fortalecendo-se com a prática, diminuindo a propensão à dores e possíveis problemas futuros.

Níveis Glicêmicos regulados

A musculação ajuda na manutenção dos níveis glicêmicos de quem a pratica, podendo, por isso, beneficiar na prevenção de doenças como a diabetes e auxiliando no equilíbrio das pessoas que já são portadoras da doença, servindo de grande ajuda para uma melhor qualidade de vida.

Na gravidez

Sabia que as grávidas também podem e devem fazer musculação? Elas, ao praticarem o exercício com frequência durante a gravidez (logicamente com supervisão de um profissional treinado para isso) tem maior possibilidade de recuperação rápida e mais saudável após o parto.

Além disso, é menos propensa a aparição de câimbras durante o período da gravidez, o processo de ganho de peso da gestante é diminuído e as estrias também tem pouca chance contra as mamães da musculação, além do que, como outro benefício para todos: elas terão muito mais equilíbrio e coordenação motora.

Os níveis de cortisol no sangue aumentam quando há um desequilíbrio das taxas hormonais devido à falta de atividades físicas ou excesso de situações estressantes em uma rotina: você provavelmente já sabe, mas a musculação ajuda a liberar o hormônio oposto, a endorfina, o hormônio do prazer.

Ou seja, além de entrar em forma, ficar mais saudável, conseguir realizar tarefas cotidianas com facilidade, você também irá ficar ‘numa boa’.

Em quanto tempo vejo resultados?

Os resultados da prática da musculação sempre irão depender do tipo físico da pessoa que pratica, da sua taxa metabólica (a velocidade que você leva para gastar calorias), o nível de exercícios que você está fazendo e quais são os seus objetivos.

Você pode estar procurando aumentar sua massa muscular, tonificar os seus músculos, perder muito peso… todos estes fatores dependerão especificamente da sua condição e das suas circunstâncias, mas tem uma variável que não muda: todas as pessoas precisam de muito foco, determinação e persistência.

Você não pode esperar que os resultados aconteçam do dia para a noite e deixar de lado as atividades antes do primeiro sinal de resultados positivos em direção à sua meta.

Procure a orientação de um profissional treinado para que ele consiga estudar suas condições e preparar um plano de treinamento ideal para que você consiga alcançar quaisquer resultados em um tempo agradável e que você possa conseguir andar em direção aos seus objetivos no seu próprio ritmo.

Nunca passe do limite, não force além do necessário e saiba respeitar seu corpo: estas são as dicas principais para que você alcance os resultados desejados com a musculação de maneira saudável e consiga mantê-los após chegar lá!

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