Login



.
Ainda não é membro do QVB? Cadastre-se.
Esqueceu sua senha? clique aqui.
Defenda
esta causa
Twitter
Orkut
Wordpress
Matéria

Nutrição

Benefícios do chá de hibisco
27/07/2010

O Hibiscus Sabdariffa Líneo é um arbusto da família das Malváceas, pertence ao gênero Hibiscus, compreendendo cerca de 200 espécies de plantas. A sua origem é, provavelmente, africana ou asiática, principalmente da Índia.

 

É importante mencionar que não se trata do hibisco ornamental, muito utilizado em nosso país.Os seus nomes populares são: azedinha, vinagreira, quiabo-azedo, entre outros.

 

É usado pela medicina popular pelos supostos efeitos: antiespasmódico, anti-inflamatório, hipotensor, antioxidante natural, digestivo, diurético, laxativo suave, afrodisíaco, emagrecedor, além disso, auxilia no tratamento de problemas respiratórios (bronquites, gripes e resfriados),  gastrite, celulite e afecções de pele. Atribui-se também ao hibisco a diminuição dos níveis da glicose  (açúcar no sangue) e do LDL colesterol (colesterol "ruim").

 

Suas folhas são ricas em vitamina A, C, flavonóides, cálcio, magnésio, ferro, fitoquímicos, ácidos (tartárico, málico, cítrico e hibístico), fitosteróis e fibras, além de ter menor quantidade de cafeína. O hibisco orgânico tem maior quantidade de fitoquímicos.


Use alimentos orgânicos


O chá é obtido do cálice do hibisco carnoso e vermelho, que atinge em torno de 2 cm, e deve ser seco à sombra.As suas folhas deverão ser armazenadas em sacos de papel ou de pano.O chá também poderá ser encontrado sob a forma de sachê.


Veja agora o modo de preparo do chá:


-Aqueça 1 litro de água por 5 minutos.
-Apague o fogo e acrescente 1 colher de sopa de hibisco desidratado ou sachê.
-Tampe a chaleira e aguarde por 10 minutos.
-Coe o chá, se não for o hibisco de sachê.
-O chá poderá ser consumido quente, à temperatura ambiente ou gelado.

 

Dicas: para realçar o sabor do chá poderá ser acrescentado canela em pau, cravo da índia, ânis estrelado ou casca de maçã, de acordo com a preferência do paladar da pessoa.A pessoa poderá tomá-lo sem adoçar ou adoçá-lo segundo a sua preferência.

 

Acredito que o chá de hibisco contribuirá para uma alimentação saudável.É fundamental fazer o acompanhamento médico e o tratamento com medicamentos, caso você faça uso.

 

Autora: Adriana Ávila - Nutricionista.

 

Fonte: Dicas de Nutrição.

 

Avalie esta matéria:
( 1 votos )
Imprimir matériaEnviar matéria para um amigoEncaminhar matéria para um e-mailReportar erro
O Portal Quero Viver Bem adverte: Para viver bem bastam pequenos gestos, pequenos movimentos, pequenas mudanças. Que tal começar a viver bem agora? Só depende de você.
O conteúdo das matérias do Portal Quero Viver Bem são de caráter informativo e ilustrativo. Nenhuma informação obtida a partir de nosso conteúdo deverá substituir, do ponto de vista ético ou legal, a orientação de um médico ou de outro profissional da saúde.
Comentários

Nenhum comentário.
Comunidade

Adoro frutas, verduras e legumes

34 Membro(s)
Comunidade

Nós somos o que comemos!

27 Membro(s)

Especialistas em Destaque

Ana F. Pinheiro

Nutrycionista
CRN 1004
Lista de Discussão
Quer discutir mais assuntos sobre Nutrição?
Preencha seu nome e participe da lista de
discussão da categoria Nutrição.

Seu nome:  
Seu e-mail:
Categoria:     
Publicidade

Assine Nossa Newsletter

NutrimentalNutrycionistaEm dia com o planeta
Fale Conosco Política de Privacidade Termos de Uso Quem Somos Home

TwitterFacebookOrkut