Matcha – O que é, Benefícios e Como fazer o Chá de Matcha

Você já ouviu falar ou sabe o que é Matcha? Para quem não sabe, é um chá, derivado de uma planta, que fornece o chá verde. Este ficou conhecido pela sua eficácia em dietas. O Matcha é o famoso chá verde em pó ou diluído.

O chá verde é derivado da Camellia Sinensis, que teve origem na China e que, atualmente, cresce em alguns lugares dos continentes asiático, americano e africano.

matcha

O nível de oxidação do chá verde em seu preparo é baixo quando comparado com outros chás da mesma origem, como o chá preto. Seu sabor é amargo, mas, ao mesmo tempo, tem um pouco de acidez e doçura.

Esses chás, derivados da mesma planta, têm sido altamente eficazes em dietas para o emagrecimento e a prevenção de algumas doenças. Quer saber mais sobre o Matcha? Continue lendo este artigo até o fim!

Benefícios do Matcha

O Matcha ou o chá de Matcha possui muitos benefícios. Entre eles, os principais são:

  1. Auxilia no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal;
  2. Por conter muitas fibras, ele também ajuda reduzindo o colesterol ruim;
  3. Auxilia na diminuição da celulite;
  4. Por ter ação antioxidante, ajuda prevenindo doenças, como o câncer, combatendo células cancerígenas e, também, retardando o envelhecimento;chá de matcha
  5. Ajuda fortemente na recuperação dos músculos, ótimo para quem realiza atividades físicas com frequência;
  6. Ajuda evitando a retenção de líquido;
  7. Auxilia na redução do stress;
  8. Auxilia estimulando o cérebro;
  9. Ajuda na sensação de saciedade;
  10. Tem função energizante.

Assim como outras substâncias, que são derivadas da natureza, o matcha possui indicações e contraindicações.

Indicações e contraindicações

O chá matcha é indicado para pessoas que querem desfrutar de todos os seus benefícios, principalmente nas dietas, objetivando a perda de peso.

Ele tem algumas contraindicações, principalmente para pessoas que possuem doenças estomacais ou que têm ansiedade. Para quem tem labirintite, também, é recomendado que evite o seu consumo.

Possíveis Efeitos colaterais

Por ter uma grande concentração de clorofila e cafeína, pode ter alguns efeitos colaterais, quando tomado exageradamente. Alguns desses efeitos podem ser dores de cabeça e no estômago, diarreia, insônia e azia.

A recomendação é que se tome, no máximo, 20 g de matcha, por dia.

Por isso, quem já está realizando alguma dieta, é ideal que pergunte ao seu médico ou nutricionista se pode tomar o matcha.

Onde encontrar?

É possível comprar sachês de matcha em lojas de produtos naturais e também pela Internet. Esses sachês são vendidos, em geral, a partir de 7g. O valor de um sachê de 7gramas de matcha é a partir de R$ 6,00.

É seguro tomar o chá de matcha?matcha benefícios

O Consumo do chá de matcha é seguro, desde que não tomado por pessoas com contraindicações ou alergias e, também, se não tomado além do que o recomendado.

Como fazer o chá de matcha?

Se você gostou e quer fazer o chá de matcha, ensinaremos, agora, como fazer o chá. O modo de preparo é importante e influencia, também, no resultado.

Para isso, você irá precisar somente de 2 colheres de chá de matcha, açúcar ou adoçante a gosto, caso queira adoçar, e de 50ml a 200ml de água, conforme preferir.

Modo de Preparo

  1. Pegue a água e coloque no fogo até que ferva;
  2. Após ferver e, enquanto espera a água perder um pouco do calor, pegue uma xícara e coloque as duas colheres de chá de matcha;
  3. Acrescente a água ainda quente na xícara e deixe dissolver. O aparecimento de bolhinhas ou uma camada mais fina servirá como indicação de que está no ponto certo;
  4. Adoce a gosto e beba.

Há também pessoas que aproveitam o matcha para fazer picolés e sorvetes de massa de matcha.

São inúmeras receitas e formas de utilizar esse chá, tão comentado e recomendado para o emagrecimento. O matcha deve ser utilizado com cautela, assim como todas as outras plantas.

Aproveite os benefícios dessas plantas emagrecedoras e conquiste um corpo mais saudável e enriquecido de saúde.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply