Hipertrofia – Aumente a Força e o Volume dos seus Músculos

De uma maneira simples, clara e objetiva, podemos definir a hipertrofia como o crescimento das células musculares, causando o aumento dos músculos de uma determinada parte do corpo, como os braços, por exemplo. Ou seja, a hipertrofia é o resultado dos homens — e também mulheres — que “querem ficar grandes”.

Através de muito esforço, disciplina e treino pesado, esse objetivo pode ser alcançado. Não é uma tarefa simples, pois poderá demorar um tempo até conseguir atingir o tamanho desejado de seus músculos.

A melhor maneira para ganhar massa muscular e definir os músculos é através da musculação. Por esse motivo, a hipertrofia está diretamente relacionado a esse tipo de treinamento.

O que é hipertrofia muscular

Como funciona a hipertrofia

Para entender como a hipertrofia funciona, pense em seu corpo como uma máquina: ele funciona 24 horas por dia (mesmo enquanto você dorme!) e 7 dias por semana. Sendo assim, tudo o que você faz interfere na definição de seu corpo, de um modo geral. Desde o alimento que você ingere até o tipo de atividade física que você faz.

A hipertrofia é alcançada de acordo com o crescimento da célula muscular de seu corpo. E para fazer essa célula crescer é necessária muita disciplina, começando por uma alimentação adequada e passando por treinamentos pesados e adequados para cada parte do corpo.

A musculação é o método mais indicado para atingir a hipertrofia, já que proporciona os estímulos ideais para cada músculo crescer da forma como devem. Porém, para que esses resultados sejam os desejáveis, é essencial praticá-los de maneira correta e com o auxílio de um profissional, caso contrário, ao invés de ser bom, a musculação poderá prejudicar a sua saúde.

Quando praticada de forma correta, a musculação não é prejudicial à saúde. Mas é preciso que você respeite seus limites, evitando, por exemplo, cargas extras de peso. A quantidade de peso deve ser gradual, de acordo com o seu condicionamento físico e com o treinamento que você já está fazendo. Por isso a hipertrofia pode demorar a chegar, já que cada organismo possui um ritmo adequado para crescer.

É preciso também tomar cuidado com o uso de equipamentos nas academias, pois muitos aparentemente foram feitos para agilizar o processo, mas muitos desses equipamentos acabam não sendo tão úteis para quem quer hipertrofia.

O ideal é consultar um personal para que ele indique qual o melhor treino, e é bem provável que ele indique exercícios como barra fixa, supino, agachamento livre e até os levantamentos terra. Isso porque esses são os treinos mais indicados para aumentar a massa corporal e também a célula muscular.

3 dicas simples para alcançar a hipertrofia muscular

Para conseguir o tão desejado volume dos músculos, a primeira coisa a se fazer é focar em seus objetivos. Você já sabe que não será fácil e precisará de muita disciplina para conseguir atingir a hipertrofia.

Você precisará seguir algumas dicas, como:

como alcançar a hipertrofia

1 – Garantir os estímulos adequados

Todo treino deverá ser composto dos estímulos necessários para conseguir fazer com que você ganhe massa muscular ao invés de perdê-la. Se você não tiver gorduras ou calorias suficientes para serem queimadas, é natural que o corpo acabe queimando a massa magra. Isso significa que ao invés de ficar grande, você irá perder músculos.

Para dar uma força, opte por suplementos adequados e indicados por seu personal e nutricionista. Além disso, é importante que você alterne os estímulos, ou seja, faça várias séries e repetições durante os treinos. Isso garante que você trabalhe todo o corpo sem estagnar, se machucar ou ainda perder massa corporal.

2 – Alimente-se bem

Para quem quer crescer, precisa comer bem. Como já dito no tópico anterior, você precisa ter a quantidade de calorias suficiente para poder alcançar a hipertrofia sem perder massa magra. Por isso uma dieta de qualidade faz toda a diferença.

Procure manter uma dieta com alimentos saudáveis e que forneçam proteínas e energia positiva para os seus treinos, como ovos, carnes brancas, arroz integral, legumes e verduras e leite.

3 – Descanse

Sim, apesar da hipertrofia exigir treinamento e disciplina, descansar é essencial para o crescimento dos músculos. É durante o sono que o corpo — e as células — se regenera. Isso significa que é nesse momento que você, de fato, crescerá.

No início dissemos que o corpo é como uma máquina: funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana. Durante os treinos você exercita os músculos que quer aumentar. Durante o sono, a célula muscular passar por transformações e se organiza da forma como você deseja: alcançando a hipertrofia.

Com um treino pesado, boa alimentação e boas noites de sono, você ganhará mais força e volume dos seus músculos. Mas para ter resultados positivos, é importante que você não desista da hipertrofia.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply