A fruta é um alimento fundamental no nosso dia a dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir de 3 a 5 porções de fruta diariamente (dependendo da necessidade de cada um). É importante que tenhamos variedades delas em nossa casa, pois cada fruta fornece nutrientes diferentes.

A fruta é uma peça fundamental para quem busca uma alimentação saudável e balanceada. Elas contêm vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos protetores que regulam o organismo.

As células necessitam de antioxidantes (vitaminas A, C e E) que  são nutrientes importantes para sua proteção e combatem a ação dos radicais livres. Esses nutrientes, quando em conjunto, se tornam necessários para nossa saúde. Quando nos alimentamos de frutas, encontramos todo esse conjunto de vitaminas.

É de extrema importância para nossa qualidade de vida e saúde a inclusão desse variado cardápio de frutas. Com seus nutrientes nosso corpo se defende de doenças e viroses. Precisamos compreender, de uma vez por todas, que nosso bem estar depende, quase que totalmente, daquilo que ingerimos. Uma boa alimentação só trará benefícios à nossa saúde.

A importância das vitaminas e em qual fruta as encontramos

Vitamina C, considerada a principal vitamina, capaz de fortalecer nosso sistema imunológico. Traz saúde aos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. Por esse motivo devemos incluí-la em nossa alimentação o mais rápido possível e em grande quantidade. Podemos encontra-la na laranja, morango, kiwi, limão, pitaya entre outros.

Vitamina E, também relacionado à defesa do organismo. Protege contra os efeitos nocivos das substancias tóxicas. Contra o câncer, a arteriosclerose, de inflamações das articulações e das complicações relacionadas a diabetes.  Está presente no abacate, no mamão e na banana.

Vitamina A, protege contra infecções e é de grande importância para saúde dos cabelos, pele e olhos. Auxilia no crescimento e formação dos dentes. Encontramos a vitamina A na manga, mamão papaia, laranja, damasco, abacaxi e pêssego.

Vitaminas do complexo B, encontramos na laranja, no morango, na banana e no abacate. Participam do processo de gorduras, carboidratos e proteínas, além de atuar na manutenção da vitalidade da pele, unhas e cabelo e no tônus muscular

9 razões para começar a ingerir fruta agora mesmo:

  1. Auxilia na dieta, mantendo o peso equilibrado e evitando doenças coronarianas.
  2. Na fruta não está presente o Colesterol Ruim, como em tantos outros alimentos.
  3. É adocicada e agrada ao paladar da maioria das pessoas.
  4. Ricas em fibras. O que ajuda no funcionamento do sistema digestivo.
  5. Podemos ingeri-las a qualquer hora e em qualquer lugar
  6. É 90% composta por água.
  7. A fruta age sobre o nosso humor, ajudando a combater a depressão.
  8. Pode ser consumida de diversas formas como em salada de fruta, suco, purê, misturar com outros alimentos, inteira, com ou sem casca…
  9. Estimula a memória.

Conheça as frutas mais consumidas pelos Brasileiros:

Laranja

Laranja

Fruta cítrica com sabor doce e picante. Rica em carboidrato e açúcar, por isso fornecem energia. Nela encontramos fibras e vitamina C, além de conter vitaminas A, B e E, e os minerais, como Ferro, Potássio, Cálcio e Zinco.

Maçã

Maça

Grande concentração de fibras e Vitaminas B, C e E, e por isso, ajuda a prevenir doenças. Rica em Pectina, que auxilia no controle da glicemia. E possui antioxidante, que melhora a capacidade respiratória e a proteger os pulmões.

Mamão

Mamão

É muito nutritivo! Fonte natural de Vitaminas A, C e do complexo B e de minerais como ferro, cálcio e fósforo. Auxilia na digestão, faz bem ao sistema imunológico e à saúde do coração.

Limão

limão

Um ótimo aliado para combater gripes e resfriados pois é cheio de Vitamina C em sua composição. Contribui na desintoxicação do organismo. Além de ajudar a emagrecer e melhorar a aparência da pele.

Melancia

melancia

Além de ser muito refrescante, tem ótimas propriedades. É composta quase toda por água, o que faz com que seja pouco calórica. Apesar disso, é uma fruta muito nutritiva pois possui uma excelente fonte de Vitamina C e Vitaminas do Complexo B. Tem grande capacidade antioxidante e anti-inflamatória.

Tangerina

tangerina

Fruta cítrica, rica em Vitamina C, fibras e Potássio. As propriedades da Tangerina ajudam no controle da Diabetes e das doenças cardiovasculares. Sua casca e folha também são cheias de nutrientes.

Abacaxi

abacaxi

Alimento que contem muita Vitamina C e Vitaminas do Complexo B, Betacaroteno e Minerais. É composto também por fibras e contribui para uma boa digestão. Ótimo para controlar os níveis de Colesterol. É indicado para quem tem pedra nos rins, além de ser um bom aliado para cicatrização dos tecidos.

Manga

manga

Presença de Antioxidantes, fibras e Vitamina A. Melhora a digestão e ajuda a combater a prisão de ventre. Ajuda a controlar a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

Pera

pera

Fonte de Fibra, de Vitamina B2,  Vitamina C e E e rica em potássio. É vasodilatadora e auxilia no controle da pressão arterial. Estimula a digestão e a saúde intestinal e reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares.

Melão

melão

Autos níveis de Vitaminas e Minerais e com ampla variedade de benefícios para saúde. Protege contra infecções bacterianas e virais, estimula o sistema imunológico e trabalha contra a osteoporose, além de deixar a pele e os olhos saudáveis.

Banana

banana

Promove grande energia ao corpo. Fruta rica em Fibras, Potássio, Vitamina C e Vitaminas B1, B2 e B6. Além dos Minerais como Cálcio, Ferro e Ácido Fólico. Contem triptofano que atua na produção de serotonina, ajudando a relaxar e manter o bom humor.

Não é somente a comum que pode fazer bem para a saúde, os benefícios da banana verde são excelentes para garantir mais saciedade, regularização das funções intestinais e dar o efeito desintoxicante. No entanto, como não dá para comê-las devido ao gosto, pode-se utilizar como farinha, receitas ou em suplementos.

Abacate

abacate

As fibras estão muito presentes no Abacate, além das Vitaminas do Complexo B, Vitaminas A, C e E e Minerais. Importantes para o equilíbrio do organismo. Tem poder anti inflamatório e ajuda a regular o intestino. Este é um excelente material para ser misturado com a chia. 

Uva

uva

Considerada uma das frutas mais saborosas e saudáveis. Ajuda na saúde do coração e nas dores de cabeça e enxaqueca. Contem Potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial. Fonte de carboidrato e famosa por fornecer energia instantânea. Também é excelente fonte de Vitaminas e Minerais.

Maracujá

maracujá

Uma das mais produzidas no Brasil e cheia de benefícios. Um calmante natural rico em Vitaminas do Complexo B e C. Mantem nossa saúde mental e emocional. E não é só a poupa que é saudável, a casca, as sementes e as folhas também são cheias de benefícios para saúde.

Açai

 

 

 

 

 

 

O Açai é uma fruta  muito admirada por quem pratica academia, você pode utilizar esta fruta sempre innatura para conseguir muita energia para o seu treino. Mas lembre-se de evitar as versões congeladas, pois elas podem reduzir a quantidade de nutrientes.

Recomendados para você: