Flexão de Braço – Os melhores tipos, para que server e como fazer

Quem deseja aumentar a sua massa magra pode optar por diferentes exercícios, como a flexão de braço, que é bastante eficiente, pois utiliza o peso do próprio corpo para exigir força dos membros superiores. Além disso, não trabalha só os braços, mas, também, toda a região do peitoral, bem como tríceps e deltoide.

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Benefícios da flexão de braço

É simples e fácil

A flexão de braço é um exercício para ganho de massa magra que, diferente de muitos outros, pode ser feito em qualquer lugar, pois não exige o uso de equipamentos. Além disso, por mais que a orientação de um profissional seja importante para evitar erros na sua execução, o movimento pode ser feito em casa, incluído em diferentes treinos.

Exercício eficiente com peso do corpo

Para a parte superior do corpo, a flexão de braço é considerada um dos movimentos mais eficientes, em que se usa o próprio corpo como peso. Esse atributo se dá pelo fato do movimento trabalhar diferentes partes de uma única só vez. Além do peitoral, é recrutado o músculo deltoide, que recobre o ombro, e o tríceps, na parte detrás do braço.

Pode ser usado como finalizador no treino

As flexões de braço podem ser feitas em diferentes momentos do treino, bem como no final, quando os movimentos são responsáveis por terminar de fatigar o músculo. Nesse caso, o mais indicado é que sejam realizadas três séries de flexões de braço comuns, depois de concluir o treino de peito.

Melhores tipos de exercícios e como fazê-los

A flexão de braço pode ser executada de maneiras diferentes, além da tradicional e mais conhecida, que dá base para as variações. Por isso, é importante dominar primeiro a versão clássica, o que vai conferir ainda mais segurança para os demais movimentos, evitando possíveis lesões.

Flexão de braço tradicional

Mantenha os pés e as mãos no chão, na posição de prancha, sendo que os braços devem estar posicionados e esticados a uma distância levemente superior à largura dos ombros. Já os pés também devem ficar separados na distância que permitir a melhor estabilidade.flexao-de-braço-2

Faça o movimento de flexão e extensão total de cotovelos, para tanto, é preciso começar descendo o tronco até que o peitoral toque o chão ou mesmo fique bem próximo. Depois, basta levantar até a posição inicial. Tronco e pernas devem formar uma linha reta durante o movimento, da mesma forma, abdômen e glúteos devem manter-se contraídos.

Flexão Arqueiro

Para essa flexão de braço é preciso ficar com os membros superiores mais distantes um do outro. A diferença dessa variação é que, depois de fazer o movimento tradicional, é preciso transferir o peso do corpo para um dos lados, de modo que apenas um braço mantenha-se estendido totalmente. Feito isso, é preciso repetir a flexão tradicional e usar o outro braço para concluir o movimento.

Flexão com um braço

Na posição inicial, é apenas um braço que deve estar apoiando o corpo, sendo que as pernas devem estar um pouco mais distantes que o normal para aumentar a base de equilíbrio. Depois, pode-se fazer uma flexão tradicional e, na sequência, mudar o braço de apoio.

Flexão de braços abertos

Aqui, a diferença está no fato dos braços ficarem bem mais afastados, com uma amplitude muito maior. O restante do exercício deve ser feito normalmente.

Flexão batendo palmas

Esse é um movimento que trabalha mais a potência, sendo que, depois de executar a extensão dos cotovelos, é preciso fazer um movimento de explosão, ou seja, saltar ao mesmo tempo em que se deve bater as palmas da mão na fase aérea, voltando à posição inicial com uma flexão de cotovelos.

Flexão com elevação dos braços

Nessa versão, também, trabalha-se a potência, sendo que a flexão de braço é parecida com a flexão batendo palmas. A diferença é que, ao invés das palmas, é necessário elevar os braços na fase aérea.

Flexão Superman

Por fim, essa flexão de braço é mais um movimento de potência que exige bastante do atleta. Para tanto, é preciso realizar uma flexão tradicional e, ao final da extensão de cotovelos, dar um salto, elevando braços e pernas ao mesmo tempo. O movimento deve ser feito com o auxílio da musculatura das costas.

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