Farinha de Maracujá – Tudo que Você Precisa Saber!

maracuja-150x150Ouve-se muito sobre como o maracujá é uma fruta com inúmeros benefícios, especialmente por produzir um efeito calmante em nosso organismo.

Porém, além de diversos nutrientes, o maracujá pode ser uma fonte de vantagens para os diabéticos! Nesse caso, há a famosa farinha de maracujá, na realidade, a farinha da casca dele! Hoje em dia, é mania por entre quem quer emagrecer com qualidade de vida e com saúde o uso das farinhas funcionas, existem muitas disponíveis no mercado além da farinha de maracujá, temos a farinha de banana verde e a farinha de berinjela.

O Que É Farinha de Maracujá e Para Que Serve?

A farinha de maracujá tem sido alvo de estudo desde 1998, mas só agora ficou popular graças à demanda por farinhas funcionais, ela pode ser aliada em uma dieta para perder peso, aliada a atividade física diariamente realizada.

A farinha de maracujá é feita com a casca da fruta, a partir de sua parte branca – que é onde contém uma riqueza de nutrientes, tais como:

  • Fibra pectina,
  • Vitamina B3 – niacina,
  • Cálcio,
  • Ferro, e
  • Fósforo.

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Mesmo a casca do maracujá sendo transformada em farinha, a maior parte desses nutrientes se preserva e por isso são importantes propriedades para nossa saúde! Ela pode causar vários benefícios para o corpo humano, além disso, reduz gradativamente as taxas de colesterol, causando uma redução nos índices ruins presentes no nosso corpo

Logo de início, tinha-se como objetivo usar a farinha de maracujá para diabéticos, já que ela incide diretamente no controle glicêmico. Porém, hoje pode-se citar diversos outros benefícios! Uma boa vantagem é de que ainda não possui glúten em sua fórmula, abrangendo mais pessoas que podem consumi-la sem medo, ela ainda é rica no quesito nutrientes.

Benefícios Da Farinha De Maracujá

O maior benefício da farinha de maracujá para diabéticos é a capacidade de reduzir os picos glicêmicos e da produção de insulina, pois a pectina encontrada na farinha faz com que a glicose seja liberada em doses pequenas no sangue. Porém, atenção! É preciso cuidado com o seu consumo em excesso, pois ela ativa a deposição de células de gordura no tecido adiposo, que fazem com que essa massa seja aumentada no nosso corpo.

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Agora, para pessoas que não possuem diabetes, vale apontar os outros benefícios da farinha de maracujá:

Proporcionar Saciedade E Ajudar No Emagrecimento

A grande quantidade de fibras encontradas na farinha de maracujá oferece uma maior sensação de saciedade por um período de tempo mais longo. Pela sua grande quantidade de fibras, melhora o bolo alimentar e faz com que o estômago e o intestino funcionem de maneira mais regulada, retendo durante mais tempo todos os nutrientes e gerando sempre a sensação de que se está satisfeito no quesito comida.

Vale lembrar que a farinha de maracujá possui baixo índice calórico, com cerca de 47 calorias para 10 g) em cerca de 2 colheres de sopa da farinha!

Melhora Os Índices De Colesterol E Triglicerídeos:

A pectina também afeta positivamente a redução dessas taxas. Graças ao gel formado pela pectina no estômago, a absorção do colesterol é facilmente eliminada no fim da digestão, por isso a farinha de maracujá emagrece. Veja mais sobre seus benefícios na reportagem abaixo:

Melhora a Digestão

Pela sua quantidade de fibras há uma otimização do processo de digestão e do trânsito intestinal. Ela é muito destaca por conter cerca de 10 vezes mais fibras nessa forma do que em outra com o maracujá. A pectina se transforma em um material gelatinoso em nosso estômago, que possui vários benefícios necessários para o organismo.

Rica em Nutrientes

É riquíssima em potássio, possuindo o dobro nessa fórmula do que quando em formato de suco. Possui mais vitamina B3, cálcio, ferro e muito fósforo, que ficam em sua fórmula original quando em forma de farinha.

Inimigo Do Diabetes

diabetes-controladaA doença que hoje virou uma epidemia mundial pode ser controlada através de boas indicações. O uso da farinha de maracujá para diabéticos se tornou amplamente conhecido e é um fator importante para controlar as taxas de açúcar no sangue.

É fundamental também que haja cuidados no momento de compra da farinha de maracujá, já que muitos produtos industrializados que também são vendidos, especialmente após a popularização da farinha. Vale lembrar que muitos destes produtos industrializados não são produzidos com a parte da casca do maracujá – que como foi dito é a parte mais indicada para uso e que contém maior quantidade de pectina.

Tudo isso é possível graças a um nutriente essencial em nossa saúde, conhecida como a pectina, elas fazem com que a glicose seja eliminada de maneira mais lenta em nosso organismo. Como resultado, a insulina é produzida em menor quantidade, colocando menos açúcares dentro das nossas células.

Foi realizado um estudo na Universidade da Paraíba, onde cerca de 17 mulheres começaram a consumir a farinha de maracujá durante o período de 2 meses e meio, o resultado? Houve a redução de até oito quilos em algumas delas – tudo isso com uma dieta balanceada e com a prática regular de exercícios físicos.

Para quem já possui diabetes, ela pode ser muito útil na rotina, pois com o seu consumo, os picos de glicêmia se reduzem, trazendo mais qualidade de vida para quem enfrenta esse tipo de doença crônica

Como Consumir Farinha de Maracujá?

Por conter uma grande quantidade de fibras, é indicada que seja consumida de maneira equilibrada, cerca de 25 até 30 gramas diariamente, ou seja, duas colheres de sopa.

O indicado é que se coma cerca de 30 minutos antes das principais refeições do dia, isso faz com que se tenha uma sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimento ingerido e consequentemente, comendo menos e emagrecendo.

Ela pode ser consumida pura, polvilhada em alimentos, colocada em sucos, água, adicionada a frutas e iogurtes, o que importa é comê-la.

Cuidados Com a Farinha de Maracujá

Não existem contraindicações quanto ao consumo da farinha de maracujá, desde que realizado dentro dos níveis permitidos e quantidades indicadas. Ela não é tóxica quando produzida de maneira caseira, quando comprada em loja de produtos naturais também não.

É preciso só cuidado com fórmulas prontas, pois podem conter glúten e outros conservantes perigosos para o corpo humano ou para pessoas que possuam alguma alergia específica. A quantidade indicada de seu consumo deve ser seguida à risca, pois caso contrário, diarreia, distensão abdominal e vômitos são comuns diante da grande quantidade de fibras ingeridas em excesso.

Como Fazer Farinha de Maracujá em Casa!

Se você quer obter todos os benefícios citados acima em sua saúde, que tal começar a fazer a farinha em casa mesmo? Veja aqui a receita, os ingredientes necessários e como é o procedimento.

  • 6 maracujás;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de água sanitária.

Agora, você vai precisar colocar todos os maracujás de molho por cerca de 15 minutos dentro da mistura de água e água sanitária, isso é necessário para conseguir desinfetar as frutas.

Lave em água corrente até que estejam completamente limpas, tire a polpa. Corte a parte branca da casca, corte em tiras e coloque no forno por cerca de meia hora.

Quando esfriarem, bata no liquidificador até que tomem a forma de farinha, agora peneire e guarde em um recipiente. Essa farinha pode ser consumida dentro do período de três meses. Aproveite a polpa para consumi-la como suco ou comer pura mesmo.

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