Um dos maiores problemas enfrentados por muitos brasileiros é o sobrepeso ou a obesidade. É preciso uma alimentação equilibrada, muito exercício físico e força de vontade para que se chegue no peso ideal e as diferenças comecem realmente a aparecer no corpo e também no organismo.

Se você está buscando maneiras de perder peso e deseja emagrecer mas não sabe nem por onde começar, leia esse texto e veja algumas possibilidades do que se fazer para sair da zona de conforto e fazer as pazes com a balança. Existem muitos esportes que podem ajudar a sua saúde, que você pode fazer com orientação profissional, muay thai ou queimar calorias, o que importa é que emagrece mesmo.

Exercícios Para Fazer Em Casa

como-emagrecer-com-qualidadeExistem muitas pessoas que não tem tempo, não tem disposição e nem um pouco de vontade de frequentar academias, além de que isso exige um certo valor monetário que muitos não podem arcar.

Mas isso não é desculpa para quem colocou na cabeça que quer ter uma vida mais saudável e um corpo equilibrado, por isso, veja aqui alguns dos melhores exercícios para se fazer em casa. Quem deseja emagrecer com exercícios algumas vezes na semana sem ou com um profissional de educação física, pode se inspirar com uma grande lista de opções citada abaixo.

Antes de mais nada, vá até um profissional de saúde especializado: um nutricionista ou um endocrinologista são ideais para verificar o seu caso a fundo. Pode ser que você precise tomar algum medicamento para regular hormônios ou ter uma dieta ideal para auxiliar na sua performance.

Outro profissional que pode ser consulta é o Educador Físico. Ele trará todos os estilos de treinos de acordo com os seus objetivos. Ele poderá elaborar um plano para que você siga em casa e tenha total certeza de que está no caminho certo para o emagrecimento e a busca do corpo perfeito.

E ao começar qualquer exercício, lembre-se: o aquecimento é essencial para qualquer exercício físico (independente da intensidade – desde os simples, até um treino Hiit). Ele é responsável por fortalecer seus músculos e circular o sangue em todo o corpo, evitando assim lesões.

Pular Cordas – Exercício Simples que Emagrece!

Para quem não tem bicicleta ergométrica ou esteira em casa, a corda é sempre uma ótima opção e pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar. Além de ser considerado um exercício de alta intensidade, você pode queimar gordura e emagrecer em casa. Os exercícios aeróbicos para emagrecer são os mais indicados, pois mantém a frequência cardíaca alta, queimando de 400 calorias até mesmo 600 calorias com exercícios em algumas horas de prática todos os dias.

Os benefícios de pular corda apenas 15 minutos são imensos! Esse exercício faz com que você elimine cerca de 180 calorias. Para você ter uma ideia, o mesmo tempo gasto em uma corrida se perde algo em torno de 140 calorias. Em uma hora de caminhada se perde o mesmo que os 15 minutos de corda, isso também fortalece muito a massa muscular, o que auxilia diretamente na perda de peso e barriga em pouco tempo.

Se você quer fortalecer os músculos das pernas, coxas e panturrilhas, esse é o exercício ideal, além de fortificar os ossos também, tudo isso devido aos exercícios intervalados em alta tensão.

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A dica é: inicie pulando apenas 10 minutos, não importa a velocidade ou intensidade, com a prática, você ficará muito mais condicionado e aguentará mais tempo. Se não aguentar muito de início, não se preocupe, estes exercícios  possuem um gasto calórico alto, o treino é fundamental para definir o corpo e ficar craque em sua prática.

Procure utilizar roupas leves e confortáveis, tênis especiais para o esporte também são indicados para suportar o impacto dos pulos e evitar lesões na região da perna. É importante que a cada finalização da volta da corda, o corpo retorne a posição inicial, uma vez que ela é primordial para a correta prática do exercício e sem danos para os joelhos.

Pule com as duas pernas juntas e ao encostar no chão, dobre-as para absorver o impacto, mantenha o corpo reto sempre. Veja o vídeo abaixo onde algumas séries diferentes de pular corda são explicadas:

E se você não possui corda, veja o vídeo abaixo para aprender a pular sem precisar do auxílio da ferramenta, o que irá dar o mesmo resultado:

Agachamento – Fortalecendo Os Membros Inferiores

Para quem gosta de praticar exercícios ou está precisando, muitos dos mais indicados são os exercícios aeróbicos, onde a respiração precisa sempre estar coordenada com o corpo.

Por isso, ao realizar qualquer tipo de exercício, preste sempre atenção em sua respiração: inspire pelo nariz e solte pela boca, sempre dessa maneira. Uma boa maneira de perder peso, ganhar massa muscular, praticar uma atividade física em pouco tempo são os agachamentos.

O agachamento é um dos exercícios físicos mais indicados por quem quer ter uma rotina física correta, sem precisar sair de casa. Ele pode ser feito em qualquer local, não exige muito espaço, apenas força de vontade e até mesmo roupa específica, basta estar confortável.

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Feito especialmente para quem quer fortalecer os membros inferiores, o agachamento é simples de se fazer: basta colocar os braços posicionados na frente do corpo e realizar a descida do quadril para trás. A coluna deve permanecer sempre reta e o limite está até quando a perna atingir o ângulo de 45º. Ele é muito indicado por quem quer perder barriga rápido, emagrecer sem sacrifícios e podem ser feitos em casa. é importante que esses exercícios sejam feito com os cotovelos retos, sem que sejam dobrados.

Se você quer começar, faça 3 séries com 20 repetições, dê um intervalo de 2 minutos entre elas. Esse é um dos exercícios para emagrecer mais utilizados e mais indicados para quem quer fortalecer os músculos inferiores, cada sessão dura em média 30 segundos.

A principal função dos tipos de agachamento seja ele com pulo ou não é para engrossar a perna, coxa e glúteo.

Abdominais – Perder Barriga de uma Forma Rápida e Simples

Você já fez ou ouviu falar em algum momento da sua vida nas famosas abdominais, não é mesmo? Elas podem ser doloridas no início e muito chatas, porém, qualquer exercício no começo deixará seu corpo dolorido até que o organismo fique acostumado com o esforço exigido. A queima de gordura começa logo no início, porém os efeitos colaterais costumam incomodar a região do abdômen, principalmente.

Para emagrecer, é necessário se esforçar e suportar essa dor. A abdominal possui muitas variações, porém, vamos falar aqui da tradicional. Ela é comumente feita em uma academia, mas também pode se fazer em casa, além de ser considerada um treino intervalado, que ajuda a emagrecer e perder peso em grande quantidade.

Basta se deitar no chão, flexionar as pernas e deixar os pés parados. Agora é necessário subir o tronco até a metade ou até o final, tudo vai depender da disposição de quem está fazendo, veja o vídeo abaixo para compreender melhor:

É importante que ao subir, não utilize os braços como apoio para puxar a cabeça, nem deixe eles ao lado do corpo, isso prejudica a ação das abdominais. Mantenha as pernas e os pés sempre parados.

Inicie com 3 sessões de 15 repetições, dando um intervalo de 1 minuto entre elas. Esse exercício é muito indicado para quem quer perder barriga de maneira rápida e simples, isso é, quanto antes se iniciar alguns exercícios, é melhor para sua disposição. Você vai ficar com os músculos da região do abdômen doendo por cerca de uma semana, porém, não existe mudança que faz bem sem alguns danos.

Entre os homens também é comum as abdominais laterais, cujo consegue definir os músculos  que vão desde a região do estômago até o inicio do quadril. Já para as mulheres que não gostam de uma barriga muito definida e sim somente chapada, magra recomenda-se os exercícios de abdominais caseiros que não necessitam de aparelhos e com um pouco de regra todos os dias se conquistará resultados incríveis em poucas semanas.

Utilizando a prática das escadas (Step)

Os exercícios com escadas priorizam prioritariamente a coxa e glúteos.  A modalidade tem se tornado muito comum porque são fáceis de ser reproduzidos em casa, além do mais  o padrão de beleza brasileiro leva muito em consideração as avantajadas – algo que vem embutido em uma cultura de super valorização do corpo da mulher e presente em ritmos nacionais como o funk, samba, axé e até o sertanejo universitário.

Subida de lado escada

Na sua própria casa é possível improvisar degrau com tábuas ou superfícies lisas e tornar o treino em escada  ainda mais simples. Ele é considerado um treinamento aeróbico e, por sua vez, tem baixa intensidade e longa duração. Para tornar a repetição mais agradável mantenha um ambiente dinâmico, com presença de música para distrair, se possível.

Este tipo de exercício é um dos principais protagonistas para definição das panturrilhas e manter a coxa e o bumbum durinhos.

Antes de começar, lembre-se dos alongamentos!

 

O segredo do emagrecimento é escolher a atividade certa

Nas palavras do criador da Zumba, Beto Perez, a modalidade misturada com dinamismo, exercícios intervalados e que concentram esforços em várias partes do corpo foi criado para a grande maioria da população que não gosta de se exercitar, mas que tem a vontade e as vezes necessidade de perder peso ou conquistar boa forma física.

A mistura dos ritmos deu certo, tanto é que a Zumba tornou-se popular em várias academias e recebe a cada dia mais praticantes. As aulas do criador da Zumba que iniciaram com 10 alunos hoje tem pelo menos 40 em cada turma. Estima-se que são mais de 40 mil praticantes em todo o mundo – e o número só cresce.  Tem gente que vai praticar até como filho no colo.

O Beto Perez com sua experiência de sucesso tem algo muito importante a ensinar para todos aqueles que sonham com o emagrecimento: a chave de ouro é encontrar uma atividade que tenha prazer em realizar. Apesar de nos filmes e cultura americana a atividade diária da corrida de rua ser muito presente, não é todo mundo que vai encontrar nessa tradicional forma de emagrecimento uma satisfação.

Segundo o criador da Zumba a América Latina gosta muito de festejar e por isso perder peso com dança faz muito sentido para a maioria das pessoas.  O mais certo é provar um pouquinho de tudo para se conhecer e conseguir entender em qual situação você melhor se enquadra, muitos vão para o lado das lutas marciais, ou então de exercícios mais intensos como o crossfit para liberar stress e perder peso ao mesmo tempo.

Outras tendências são aqueles que levam em consideração não somente a prática do exercício físico, como também uma ideologia ou filosofia de vida é o caso de quem perde peso com Taebo –  a maioria de quem realiza a prática não está ali somente por conta dos resultados no espelho e na balança, mas principalmente no interior. O mesmo vale para Yoga, lutas marciais e grupos de pedal.

Se você apostar nos exercícios aeróbicos, saiba que é preciso conhecer muito bem seu corpo antes de inciar a prática e a perda de peso pode demorar. Afinal, este é o tipo de atividade que se utiliza do oxigênio para a perda de gordura, e é preciso queimar 7700 calorias para perder somente 1 kg corporal. São necessários, por tanto, vários dias na semana de dedicação para conquista de resultados.

O que deve lhe motivar é a conquista de uma nova vida: com mais qualidade, saúde, leveza e sensação de disposição. Afinal, toda a atividade física nasce com a função de garantia do bem-estar, se você o conquistar , significa que seus esforços têm dado certo e você está a um passo não somente do emagrecimento e aceitação pessoal, bem como de uma vida mais agradável.

Segredos para praticar exercícios em casa com segurança

Se você vai praticar os exercícios em casa é preciso antes fazer um check up com o médico para saber as suas condições iniciais. Assim você sabe quais os tipos de exercício deve evitar e também onde deve focar o seu esforço.Pessoas que tem doenças nas articulações, fibromialgia, artrose entre outros tem maiores dificuldades de se exercitar em casa devido a necessidade de realizar atividades sem impacto. Entre as mais famosas estão aquelas praticadas na água, como hidroginástica ou o ainda mais famoso Hidrobike.

Quem tem problema de coluna, como lordose, corcunda ou desvios posturais nunca deve se esquecer do alongamento para as costas antes de iniciar as atividades e ainda deve-se lembrar de focar em exercícios que ajudem a fortalecer os músculos da coluna de forma a evitar a dor e também ajudar a tratar o problema de desvios posturais que hoje não existe cura.

Entre as pessoas mais velhas, os principais cuidados são com a lombar e também com o envelhecimento dos músculos. Ao praticar alongamentos e exercícios focados para estas necessidades em breve se conquistará resultados de acordo com a capacidade de cada praticante.

Em casa, se deve dar muita atenção aos alongamentos. Como não há mais ninguém por perto você precisa garantir que não haja lesões nos músculo devido aos movimentos, problemas decorrentes da má feitura de atividades físicas podem gerar muita dor e as vezes levam semanas para aliviar os sintomas.

Lembre-se que as dores musculares pós treino são comuns e não é sinal de lesão e sim somente que suas fibras musculares se romperam devido ao exercício e devem ser reconstruídas novamente mais fortes. Esse é o processo de definição muscular e aumento de massa.

Fazer exercício de estômago vazio nunca é uma boa ideia. Isso não vai acelerar a sua perda de peso, e sim somente dar grandes chances que você passe mal no meio do treino. Sempre mantenha uma alimentação saudável e adequada as suas necessidades energéticas.

A última dica é sempre trabalhar todos os membros, os exercícios para as pernas, braços, barriga, tronco, e exercícios para o bumbum não são todos aqueles que você precisa levar em consideração em suas atividades.  Trabalhar os musculos de forma individual faz com que eles fiquem durinhos e definido.

No entanto, se a sua primeira meta é a perda de peso aconselha-se a caminhada para emagrecer além de exercícios desafiadores como por exemplo o trampolim.

Os maiores cuidados devem ser tomados com as costas, afinal, elas são delicadas e podem causar lesões de forma mais fácil. Sempre confira tutoriais e siga corretamente a orientação dos programas.

Musculação: Ganhe Massa e Defina o Corpo

A musculação é uma prática muito buscada em todo o mundo, tanto para conseguir emagrecer, definir o corpo tanto para conseguir ganhar massar muscular em determinadas partes do corpo.

Porém, uma das maiores dúvidas é se musculação emagrece, sendo que a resposta é de que pode variar de acordo com quantas vezes é praticada na semana, de que maneira, qual a intensidade e o direcionamento adotado pelo personal trainer.

Ao contrário dos exercícios aeróbicos, o treinamento dos músculos precisa dar atenção a cada membro separadamente para que o corpo fique de forma proporcional. Fica nítido entre homens e mulheres que dão preferência o treino das pernas ou somente fortalecimento dos bíceps, de maneira que as pernas não acompanham o mesmo visual. Para fugir da desproporcionalidade, é preciso ter um treino previamente pensado,  que leve em consideração o corpo todo e também o histórico de cada um.

A musculação é o exercício mais adorado entre aqueles que praticam o bodybuilding, prática de fisioculturismo para o aparecimento e fortalecimento máximo dos músculos corporais.  A prática exige muito esforço não somente na parte de atividade física, bem como também de alimentação pensada em como atingir a hipertrofia.

A hipertrofia é quando os músculos atingiram o máximo de massa que se poderia conseguir. Para chegar lá é preciso saber quais músculos trabalhar e a quantidade certa, afinal, ninguém quer ficar desproporcional não é mesmo? Os personal trainers confirmam que para quem quer ficar bombado existem 5 exercícios para hipertrofia considerado os melhores para atingir resultados de forma rápida.

Atingir um corpo musculoso depende muito de exercícios para ganhar massa muscular e a alimentação correta, muitas das vezes a conquista de um corpo assim interfere em vários aspectos da vida pessoal. Não utilizar bebidas alcoólicas, restringir determinados alimentos,  manter uma rotina de atividades físicas (principalmente da musculação) e repensar os seus horários. Afinal, práticas como dormir muito tarde podem interferir no desempenho da atividade.

Para as mulheres que tem o sonho de ter as pernas definidas saiba que muitas das práticas não necessitam dos aparelhos das academias. Somente com o conhecimento de alguns movimentos é possível ter ótimos resultados. É o caso por exemplo dos exercícios para engrossar as pernas.

O Importante É: Emagrecer com Saúde

Para se emagrecer com saúde é necessário um acompanhamento médico para a verificação dos índices do corpo e do organismo, somente assim você poderá saber se está indo no caminho correto, somente perder a gordura em pouco tempo não é sinal de saúde, ao mesmo tempo que não ver diferenças na balança, pode ser tudo que você precisa.

Muitas academias possuem profissionais prontos para atender quem precisa perder peso ou apenas fortalecer os músculos, alguns exercícios podem emagrecer de forma mais direcionada em certos casos.

Muitos dos exercícios oferecidos, são ministrados por professores capacitados e que irão te dar um acompanhamento especial no momento de fazê-los da maneira correta. Veja aqui quais são os mais indicados por quem vai começar a academia, além das dicas de emagrecer e perder gordura.

Antes de inciar qualquer tipo de atividade física, lembre-se de respeitar seus limites e fazer uma avaliação inicial com um médico ou personal para conhecer quais são os seus limites e que tipos de atividades você deve evitar, caso tenha algum problema de saúde. Por exemplo pessoas que tem problemas de articulação ou fazem acompanhamento fisioterápico não devem apostar nos exercícios aeróbicos de impacto.

Se você tem alguma limitação, mas se encontrou no exercício. É o caso de diagnosticados com problemas nas articulações mas gosta de praticar caminhada ou corrida, será preciso pesquisar muito bem como praticar corrida de rua de forma segura, por exemplo.

Se você está querendo começar, lembre-se da dica de ouro: o alongamento das pernas. isso fará com que a dor de quem ainda não estava acostumado com exercícios não seja tão rígida e nem te impeça de voltar a treinar nos dias seguintes.

Tudo pode ser adequado, só não dá para ficar sem buscar a boa forma, principalmente depois dos 40 anos.

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Um dos exercícios com acompanhamento mais indicados para iniciantes é o spinning. Conhecido por ser o detonador de calorias, o spinning é indicado para quem quer fortalecer toda a região abdominal, bumbum, pernas e também melhorar a resistência cardiovascular. É considerada uma atividade dinâmica e indicada para qualquer pessoa que quer fazer exercícios e perder medidas.

Com duração média de 40 minutos, o aluno se posiciona na bicicleta e segue as instruções do professor que está comandando a aula. Para os iniciantes, é indicado que se esforcem até o máximo que conseguiram, não precisando necessariamente seguir toda a aula. É como andar de bicicleta, só que sem sair do lugar, o que pode ser ótimo para algumas pessoas e ruim para outras, perca muitas calorias por hora, vai fazer você se sentir melhor consigo mesmo.

É indicado que se leve uma toalhinha para se enxugar e uma garrafa com água para reposição do líquido perdido, os exercícios podem deixar o corpo bem dolorido no começo.

Para quem está na academia, a esteira também é uma ótima opção. Pode ser feita individualmente, basta seguir as instruções passadas pelo personal trainer ou instrutor, dessa maneira, não há como cometer erros.

Muitas academias oferecem outros exercícios no pacote, como: dança de salão, musculação, pilates, boxe, jump, entre outros. A dica é praticar todos aqueles que forem possíveis, porém sempre com o acompanhamento correto, pois dessa maneira, os riscos da saúde ficam nulos. O importante é manter a periodicidade, exercícios diários são fundamentais para a saúde, seja da mulher, como do homem. Quem vai obter os melhores benefícios é você, são alguns dos exercícios que você deve fazer.

Técnicas de emagrecimento rápido, devo confiar?

Você pode encontrar na internet uma infinidade de programas online e técnicas de emagrecimento em pouco tempo. Algum deles prometem perder muitos quilos em uma semana ou em até 3 meses. Isso é possível, mas é preciso ter muito critério no momento da escolha, principalmente levando em consideração as especificidades do seu organismo.

É fácil praticar exercícios para emagrecer em casa. No entanto, eles precisam respeitar uma série de regras para não trazer danos ao seu organismo. Entre os modelos mais conhecidos para perda rápida de peso é o treinamento Hiit do Protocolo Tabata e o treinamento funcional. Ambos se utilizam de exercícios de alta intensidade e que podem ser feitos em poucas medidas diárias, eles irão acelerar naturalmente o metabolismo, para que o corpo queima calorias mesmo após o fim da atividade.  É um efeito termogênico.

Confira aqui algumas práticas:

Existem alguns segredos no entanto, sobre esse tipo de técnica de perda de peso. O primeiro deles é que é preciso saber praticar o treinamento HIIT de forma correta, de nada adianta seguir vídeos da internet, se dedique a comprar um plano e seguir a risca os tipos de exercício, afinal a quantidade de prática e a forma com que você faz tem efeitos reais no seu resultado.

A outra dica é que você precisa estar sempre a melhorar sua performance HIIT , afinal, o seu organismo acostuma a pratica as atividades e se não acontecer a melhoria de exercícios e troca de atividades é muito provável que a sua perda de peso fique estagnada, sem desenvolvimentos.

Quem quer emagrecer com esta metodologia que garante resultados de 1 ano de academia em somente 8 meses a dica é comprar o Queima de 48 Horas, um programa do personal trainer Vinicius Possebon que com somente de 5 a 8 minutos de exercícios diários causa o máximo de intensidade e emagrecimento. Uma técnica completamente acessível e aplicada as necessidades da sociedade moderna em manter a boa forma sem mudar rotinas.

Tem curiosidade de começar sozinho em casa só para sentir como é? Você pode conferir as aulas gratis experimentais no Youtube ou ainda iniciar com 7 exercícios de alta intensidade mais comuns para a perda de peso.

Alimentação Balanceada: Aliada dos Exercícios Físicos Para Emagrecer Mais Rápido e com Mais Saúde

Outro ponto importante para quem quer emagrecer rápido e está iniciando o processo agora é a alimentação correta. Tudo deve ser feito por meio de um nutricionista ou endocrinologista, eles são os profissionais que te passaram os melhores alimentos e tudo de acordo com o seu organismo – estamos repetindo essa informação, pois trata-se de algo muito importante e, infelizmente, negligenciado por muitos.

Um erro muito comum que várias pessoas cometem é o de fazer dietas malucas que duram apenas alguns períodos curtos de tempo. Isso está errado!

É preciso fazer uma reeducação alimentar, ou seja, começar a comer corretamente e PARA SEMPRE! Dessa maneira, se elimina o vício em determinadas comidas, abomina-se o famoso efeito sanfona e a vida fica mais equilibrada e o equilíbrio é a palavra-chave do seu sucesso!

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Uma alimentação saudável é constituída de frutas, verduras, legumes, fibras e muitos outros alimentos que sigam essa linha saudável. A dica para quem quer começar e não sabe como, é: inicie cortando coisas simples como o excesso de sal, o excesso de açúcar, o consumo alto de doces, refrigerantes e guloseimas.

A bebida alcoólica também não é indicada para quem quer emagrecer, não sendo proibida, porém diminuída, afinal, de nada valerá sua corrida de 1 hora na academia se a ingestão de álcool é excessiva.

É preciso também comer mais devagar, um erro muito comum cometido pelas pessoas. Reserve um tempo especial para a sua comida, ela é importante e deve ser apreciada. Isso faz com que o organismo processe mais rápido o que está sendo ingerido, diminuindo consequentemente as porções.

Procure comer de 3 em 3 horas, dessa maneira, o seu metabolismo permanece sempre ativo e processando qualquer coisa que esteja sendo consumida. Mas lembre-se: Coma frutas, fibras e alimentos leves nesses intervalos, nada de comer uma porção enorme de carboidratos!

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Tomar muita água também é primordial para a hidratação do corpo e emagrecimento. Ela tem muitos sais minerais, vitaminas e itens que o seu corpo necessita, além de deixar sempre o organismo em bom funcionamento e com a impressão de que está saciado, além de eliminar muitas toxinas presentes.

Sopas e saladas são indicados para quem não sabe como começar. Elas podem ser consumidas em grande quantidade, dando a impressão de que se está cheio, quando na verdade, a inserção de calorias no organismo foi quase nula. Porém, é necessário que se evite molhos e muitos temperos com conservantes, isso pode piorar a sua alimentação, além disso, sempre aliada a prática de exercícios.

É indicado também que não se tome líquidos enquanto se come, isso estufa o estômago e faz com que a absorção de nutrientes do alimento não seja completa. Procure tomar líquidos no máximo 30 minutos antes ou depois da refeição.

É preciso uma rotina de exercício em casa ou na academia, alimentação e empenho. Somente assim os resultados serão aparentes e rápidos.

Se você acha que além de exercícios físicos o seu corpo ainda demonstra sinais problemáticos na saúde como a queda de cabelo entre as mulheres, por exemplo. Está na hora de mudar de novo de rotina, conquistar uma alimentação saudável com a ajuda de algum suplemento alimentar potente e manter-se ativo.

Alimentação Antes e Depois Do Treino

Uma parte importante da rotina e adoção de novos hábitos por parte de quem quer perder grande quantidade de peso e ter o corpo dentro da forma desejada, é saber como se alimentar corretamente antes e depois do treino.

Existem alimentos específicos para cada situação, aqueles que preparam o seu corpo para perder a gordura localizada, liberar substâncias essenciais e até mesmo aqueles que vão repor tudo aquilo que foi perdido, amenizando o desgaste pós treino.

O que comer antes do treino vai variar muito de acordo com qual é o exercício praticado, porém, um dos alimentos mais indicados é a batata doce.

Já o que comer depois do treino é essencial para que o corpo consiga repor tudo aquilo que foi eliminado, repare as microlesões ocasionadas nos músculos, repondo assim o equilíbrio dos nutrientes que o nosso corpo necessita.

É sempre aconselhado tomar muita água, consumir muitas frutas, verduras e fibras em grande quantidade.

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