Conheça a Diferença de Massa Magra e Massa Gorda

Para determinar se você está saudável ou com seu peso ideal, não é apenas subir numa balança e se satisfazer com os números que nela aparecem. São apenas números, e eles não tem o poder de te dizer se você está com boa saúde ou não.Massa Magra e Massa Gorda

A balança responde apenas a quantidade do seu peso total. Mas esse peso total engloba a quantidade de Massa Gorda (Gordura), Massa Magra e Água corporal. Por isso um atleta pode subir na balança e pesar muito. Porém, esse peso estará relacionado mais a quantidade de Massa Magra, pois sua Massa Gorda será mínima.

A quantidade de líquido que temos no corpo também pode determinar uma alteração na balança. Podemos estar com menos peso por conta de uma perda grande de líquido, como também podemos pesar mais do que estávamos pesando antes, por motivo de retenção hídrica.

Queremos dizer então que através de uma simples pesagem, podemos encontrar vários significados e isso vai depender sempre do seu estilo de vida. Se pratica atividade física, de como se alimenta, como é seu estilo de vida, e assim por diante. Mas a Massa Magra e a Massa gorda são sempre fatores determinantes para definir uma vida saudável.

Vamos conhecer então, a diferença dessas “Massas” Gorda e Magra.

Massa Magra

A Massa Magra abrange toda nossa estrutura muscular, nossos órgãos vitais, ossos, tendões, ligamentos e os líquidos do corpo. Ela é muito importante e nossa maior aliada para queima calórica, pois quanto mais massa magra tivermos presente no corpo, mais fácil será de perdermos gordura. Ela auxilia diretamente na queima calórica.

Massa Magra e Massa Muscular, são a mesma coisa?

A resposta é não. Mas é muito comum as pessoas confundirem. A verdade é que a Massa Muscular faz parte da Massa Magra, como já definimos anteriormente.

Essa denominação se popularizou nos ambientes de academia, onde as pessoas acreditam que fazendo musculação ganharão massa magra, mas o certo é dizer que aumentará sua musculatura, ou massa muscular. Mas os outros componentes da massa magra não aumentam com a prática de atividade física, eles apenas se fortalecem, ficam mais saudáveis.

Como posso ganhar Massa Magra?

Comendo a cada três horas. Pois quando ficamos longos períodos sem nos alimentarmos, nosso metabolismo trabalha de forma mais lenta e para de queimar gordura, em forma de defesa.

Comer Proteínas. Magras! O leite e seus derivados (que sejam desnatados) são boas fontes proteicas, assim como o peixe e as aves, como frango, chester e peru. O ovo também é uma boa recomendação, sem ser frito.

E como proteína vegetal entram as leguminosas em geral, como a soja, o grão-de-bico, lentilha, ervilha e o feijão.

Comer Carboidratos. Porque eles são ótimos repositores energéticos. Mas com cautela. Sem exageros e não a toda hora. Dê prioridade às frutas e cereais, que são carboidratos de baixo índice glicêmico.

Usar Suplementos. Temos que tomar cuidado com eles. Não se pode sair comprando suplementos proteicos sem saber em qual momento é adequado utilizar. E nem confiar em opiniões de vendedores de lojas de suplementos. Procure um nutricionista que ele te indicará a melhor maneira de usar.

Massa Gorda

A Massa Gorda é basicamente o que mais preocupa grande parte das pessoas. É a gordura corporal. Mas se ela existe é porque tem uma função importante ao nosso organismo. E sua função é a proteção dos nossos órgãos. Ela forma uma capa que envolve os órgãos e os protege, como uma forma de escudo.

Porém, essa Massa Gorda tem um limite ideal para estar presente no nosso organismo. Em grandes quantidades ela se torna muito ruim e pode nos gerar diversos problemas de saúde.

Problemas comuns trazidos pelo excesso de Massa Gorda

  • Diabetes
  • Pressão Alta
  • Colesterol Alto (Dislipidemia)
  • Problemas Circulatórios
  • Gorduras Localizadas
  • Doenças Metabólicas
  • Problemas Cardíacos
  • Doenças Osteoarticulares
  • Cansaço

Como reduzir a Massa Gorda

Essa é uma resposta comum, que sempre ouvimos por aí, em diversos casos: Atividade Física aliada à Reeducação Alimentar.

Uma boa dica, para quem está com um excesso muito grande de gordura corporal, é buscar o auxílio de um profissional da saúde, um nutricionista. Ele te indicará uma forma de se alimentar bem de acordo com suas necessidades.

Saiba que esse será um processo demorado. Não se reduz massa gorda em tão pouco tempo. Requer tempo e dedicação. Mas se você perceber que, com o passar dos meses, não atingiu resultado nenhum, talvez seja a hora de procurar um endocrinologista, ele fará um checkup para saber se está com alguma disfunção hormonal.

E não se esqueça da Atividade Física. Ela é uma ótima aliada para combater esse excesso de gordura. Comece com uma simples caminhada. Depois aumente a intensidade, o tempo de atividade e os dias de prática.

Se puder, procure ajuda de um Profissional de Educação Física, ele poderá te indicar vários outros exercícios que te despertarão prazer. Não há nada melhor do que fazer o que gosta. Assim estará sempre animado e motivado a alcançar seu objetivo.

Não se esqueça também de tomar muita água. O corpo bem hidratado te ajuda a eliminar as toxinas encontradas no organismo. Uma outra ajudinha para perder gordura.

Então, como posso saber meu peso ideal?

Para sabermos seu verdadeiro peso ideal precisamos antes saber quanto de Massa Gorda você tem. E isso será revelado numa avaliação física, feita por um nutricionista. Hoje em dia existe alguns tipos de avaliação que determinam nossa massa gorda. E com esse valor definido, saberemos também o quanto de Massa Magra temos, para daí sim, poder prescrever uma dieta adequada.

Fique atento a essas dicas do quadro a baixo:

Massa Magra e Massa Gorda

Agora que você já aprendeu as diferenças de Massa Magra e Massa Gorda, e como elas agem em nosso organismo, que tal procurar um profissional da área da saúde para descobrir a quantidade de Massa Gorda e Magra você tem e quais providencias deve tomar? Vale a dica!

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