Cúrcuma Pode Fazer Milagres Pela Sua Saúde! Conheça e Veja Como Usar

A cúrcuma é uma raiz de coloração amarelo vivo, que deixa os pratos bem coloridos e vivos. Pode ser usada em salgados, chás, sopas e até sucos. Ela lembra um pouco o gengibre, ambos os rizomas são da mesma família, porém a cúrcuma não possui a ardência e o sabor picante tão picante como o da raiz. É bastante aromática e traz um diferencial para os pratos onde é acrescentada.

Pode ter diversos nomes, entre eles:  cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-Índia, açafroa e gengibre amarelo. Se destaca mais pela cor que passa para os alimentos do que pelo sabor em si. O alimento é originário da Ásia, mas é fácil de encontrar em qualquer lugar nos dias de hoje. Pode ser comprado em pó ou in natura.

É possível até mesmo plantá-lo em casa. Ao crescer dá origem à uma linda flor. Porém a parte usada na culinária é o tubérculo da planta. Pode ser utilizada como tempero e até corante em alimentos e medicamentos. Além disso, o açafrão da terra possui várias propriedades para a saúde, que são conhecidas no mundo todo. Veja os seus benefícios:

cúrcuma benefícios

Anti-inflamatório

Tem ação anti-inflamatória e ao contrário de medicamentos com a mesma propriedade, ela não causa úlceras ou risco de hemorragias. Ela combate as inflamações no nível molecular, atuando nos vários estágios do processo inflamatório. Sua ação é comprovada por estudos e é tão eficiente quanto os fármacos, sendo melhor até mesmo que aspirina e ibuprofeno.

Alguns estudos acreditam que as inflamações podem causar algumas doenças como:  câncer, artrite, colesterol alto, dor crônica e colite ulcerosa.

É um poderoso antioxidante

Devido à sua estrutura química, o rizoma combate a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e várias outras doenças. A curcumina presente também aumenta a ação de enzimas antioxidantes naturais do organismo.

Diminui os riscos do mal de Alzheimer

A curcumina aumenta os níveis cerebrais de BNDF, que é um hormônio cerebral responsável pelo crescimento e novas ligações entre os neurotransmissores. Muitos distúrbios ocorrem pela diminuição desse hormônio, como o Alzheimer e a depressão. A cúrcuma é capaz de evitar que isso aconteça.

Ela também atua diretamente na prevenção do Alzheimer, pois aciona o gene responsável pela produção de antioxidantes no cérebro. Assim ele fica protegido da oxidação e envelhecimento, fatores responsáveis pelo surgimento de doenças neurodegenerativas.

cúrcuma planta

Evita o câncer

Pesquisas na China mostraram que a curcumina, presente no rizoma, é eficaz para reverter o câncer. Quando combinado com a couve-flor ajuda previne o aparecimento de câncer de próstata e diminui a doença, se já existente.Em estudos, impediu que o câncer de mama se espalhasse para os pulmões em camundongos.

Reduz o risco de melanoma e previne a leucemia. Combate tumores gastrointestinais, de mama, de ovários e diversos outros. Em 2007, em um estudo, combinaram o uso da cúrcuma juntamente com a quimioterapia. A pesquisa mostrou que essa junção matou mais células cancerosas, aquelas que já haviam sofrido mutação, do que a quimioterapia sozinha.

Melhora o humor

A cúrcuma é tão eficiente no bem-estar, que já notou sua efetividade até mesmo para o combate com a depressão. Ela forma novas células no cérebro, melhorando e prevenindo a doença. A curcumina também libera neurotransmissores no cérebro.

Melhora os níveis do colesterol

As moléculas de curcumina se comunicam com o fígado, funcionando como mensageiras. Ela ativa a produção proteínas receptoras de LDL ( o colesterol bom ), com maiores células desse tipo, o fígado aumenta sua capacidade de eliminar gordura.

cúrcuma para a saúde

Informações Nutricionais

A quantidade diária ideal para o seu consumo é de duas colheres de chá de cúrcuma ralada. Nessa quantidade encontramos:

  • 16 calorias;
  • 17% de manganês;
  • 10% de ferro;
  • 5% de vitamina B6;
  • 4% de fibras;
  • 3% de cobre;
  • 3% de potássio.

Como Usar Cúrcuma na Culinária

Ela pode ser utilizada como corante em remédios, mostarda, laticínios, pães, massas, receitas com ovos, peixes , entre outras. Na Índia é conhecida há mais de 2.500 anos e é muito utilizada em pratos para colorir e intensificar o sabor dos temperos, sendo um dos ingredientes do curry.

Não deve ser utilizada em excesso em doces ou alimentos de sabor muito suave. Combina muito com arroz. frutos do mar, peixes, legumes cozidos, molhos, carnes vermelhar e frango. Intensifica o sabor dos pratos.

Existe um chá que é feito a partir da cúrcuma e de algum leite vegetal de sua preferência. Ela traz inúmeros benefícios para a saúde. É conhecida como golden milk, leite dourado ou leite de ouro. Ela oferece muitos nutrientes ao corpo, melhora a digestão, funcionamento do fígado e é um analgésico. Pode curar dores de cabeça e nos dentes. Com ele é possível minimizar problemas respiratórios e regular o metabolismo.

O leite dourado limpa o sangue e desintoxica o fígado. Traz muitos benefícios para pessoas que sofrem com problemas nas articulações, como artrite reumática e osteoartrite. É excelente também para problemas de pele.

A receita do Leite de Ouro também leva pimenta preta, que ajuda a absorver os nutrientes da cúrcuma. A pimenta-do-reino aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo da raíz, a curcumina. Veja Pode ser usado para tratar resfriados e aumentar a imunidade. Veja como fazer o famoso chá!

golden milk

Receita Leite de Ouro

  • 500ml de leite vegetal da sua preferência (coco, amêndoas, castanha, arroz, etc…);
  • 4 cm de cúrcuma fresca ou 1 C. de chá de cúrcuma em pó;
  • 2 cm de gengibre fresco ou 1 C. de chá bem rasa de gengibre em pó;
  • Uma pitada de pimenta preta moída na hora;
  • 2 paus de canela;
  • 1 C. chá de mel ( ou maple syrup para os veganos).

Numa leiteira ou panela pequena, aqueça em fogo médio o leite vegetal, a cúrcuma, o gengibre ralado, a pimenta moída e os paus de canela. Mexa de vez em quando e desligue assim que levantar fervura. Acrescente o mel ou o maple syrup e mexa. Coe o líquido e beba ainda quente.

Uso Externo

Ela pode ser usada para combater inflamações e também acelerar a cicatrização. Seu uso é feito há mais de 5 mil anos no Ayurveda. Os benefícios para a pele são comprovados através de estudos. Tem ação  anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica. Para usufruir dos benefícios você poderá sequir alguma das receitas abaixo:

Anti-inflamatório / psoríase

  • 1 colher de gel de babosa ( aloe vera);
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó.

Misture ambos os ingredientes e passe nas inflamações cutânea. É excelente também para tratar os sintomas da psoríase e queimaduras.

raíz cúrcuma faz bem

Máscara para o rosto

  • Água;
  • 1 colher de sopa de cúrcuma.

Misture água na cúrcuma aos poucos, até formar uma pasta e aplique em todo o rosto limpo, deixando agir por 15 minutos ou até secar. Depois enxágue com água morna. Melhora as estrias e cicatrizes, acne, rugas, linhas de expressão e olheiras. Também deixa a pele macia e brilhante. Porém tome cuidado, pois a máscara pode deixar a pele amarelada. Procure fazer ao dormir ou quando for ficar em casa, jamais antes de sair.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply