Aproximadamente 60% dos brasileiros estão acima do peso de acordo com dados do IBGE  e os percentuais estudados estão crescendo em um ritmo acelerado. O aumento de peso inicia na faixa de 25 a 29 anos e tem um pico na faixa de 55 a 64 tanto para homens como mulheres, mas os adolescentes e crianças não ficam de fora. Para reverter essa situação muitas pessoas apostam numa alimentação diferenciada e auxiliares na perda de gordura, como os chás para emagrecer.

A utilização dos chás são históricos e datados de 2.700 a.C. Desde aquele tempo eles eram associados pelas populações como potentes remédios naturais servidos quentes. Entre seus principais benefícios para a saúde estão a hidratação, efeito antioxidante, diurético e a aceleração do emagrecimento.

Benefícios do Chá para emagrecer

Como os chás auxiliam no emagrecimento

chá-de-infusãoCada tipo de erva utilizada na receita do chá tem uma ação específica sobre o organismo que é a aliada na queima de gordura. No entanto, tem algumas características que todos têm em comum que é a função antioxidante e diurética.

O corpo humano é composto 70% por água, por isso a necessidade que temos de mantermos sempre hidratados para que o organismo funcione em acordo. Tomar bastante líquido ajuda a manter o corpo mais magro por duas situações: melhora da atividade digestiva e do sistema linfático.

No sistema digestivo a água ajuda a manter o bolo alimentar molhado e com mais facilidade para transitar pelo intestino até que possa ser absorvidos e os resíduos consigam chegar com mais rapidez no reto sem causar acúmulos. Outra substância que ajuda a melhorar o caminho da comida até o estômago e depois a ação das bactérias dentro do intestino delgado são as fibras, outras aliadas na perda de peso.

Quando trata do sistema diurético a água exerce uma função semelhante. Todas as substâncias que chegam ao nosso organismo e os resíduos da atividade celular incessante precisam ser filtradas pelos rins e depois descartadas por meio da urina.

Ao aumentar a ingestão de líquidos aceleramos o trabalho de eliminação ao mesmo tempo que ajudamos a limpar e eliminar substâncias que ficaram acumuladas dentro do organismo provocando uma sensação de inchaço e que, a longo prazo, além de causar ganho de peso deixam o organismo desprotegido, causam dores de cabeça e no estômago, além de processos alérgicos principalmente a alimentos.

Exemplos de chás que contribuem para essa função são: chá de camomila e o chá de hibisco, que além disso tem alto índice de vitamina C e a enzima faseolamina que diminuem a absorção dos carboidratos – grandes vilões da gordura abdominal.

Chás Termogênicos

Outra categoria de chás que ajudam no emagrecimento são os que vão além da atividade diurética, laxantes suaves e naturais ou potentes hidratantes. Esses chás são os termogênicos.

Os termogênicos são substâncias que tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e, com isso, estimular as células do organismo a acelerar o metabolismo, otimizando a queima de calorias e gorduras para acompanhar o grande consumo de energia.  Tudo isso ocorre num processo bastante natural, sem necessidade de exercer atividades físicas.

Acredita-se que os termogênicos desencadeiem um processo semelhante do que acontece naturalmente na genética de pessoas condicionadas a ser magras.

Chá para emagrecer

Sabe aquele colega que come muito, mas nunca engorda? De acordo com pesquisas sobre a obesidade isso acontece porque ele tem maiores gastos energético e por isso, o alimento que ele ingere é de fato utilizado, sem acumular.

Fita MétricaOutra teoria é de que a magreza de uma pessoa tenha relação com o tipo de gordura que se acumula no intestino. Existem dois tipos de gordura: a branca e a marrom. A branca, geralmente, provém de alimentos de origem animal e em excesso ajudam a criar os pneuzinhos. Para reduzi-la naturalmente é preciso utilizar técnicas para eliminar gordura abdominal.

Já a gordura marrom é aquela benéfica, que dá energia ao organismo e é mais rapidamente consumida, fazendo com que não aconteça o acúmulo na região da barriga. Ainda não se tem certeza se ela é mais presente ou não no corpo de pessoas geneticamente condicionadas à magreza.

Chás termogênicos tem efeito colateral?

Para pessoas que tem complicações cardíacas ou pressão alta os efeitos dos termogênicos naturais são muito mais amenos do que os processados e que geralmente tem adição de cafeína. A suplementação pode causar dor de cabeça, agitação, dificuldade de concentração e até arritmia, os chás no entanto, não oferecem perigo.

Exemplos de chás que ajudam nessa função são o chá verde, que possui as catequinas e cafeína que aceleram o organismo e ao mesmo tempo melhora a digestão, aliviando a sensação de queimação do estômago.

O chá de gengibre desempenha a mesma função, mas além disso fortalece o sistema imunológico.

Chás que ajudam na ansiedade

Um problema recorrente para aqueles que tem dificuldades na perda de peso é o fator psicológico, geralmente atrelado à ansiedade (sensação de aflição, angústia, perturbação) que é saciada por muitos pela comida.

A sensação de ansiedade, embora importante para nos fazer tomar iniciativas, em excesso pode provocar ma série de desconforto, desencadeando na procura intensa de saciar as mais variadas necessidades, como: comer em demasia, utilização de drogas, cigarro ou bebidas alcoólicas.

Para diminuir a vontade de comer gerada pelo excesso de ansiedade os chás também são excelentes opções, pois a ingestão de líquido proporciona uma certa tranquilidade, mantendo a fome longe por mais tempo, principalmente quando o chá é servido quente ou morno.

Outras ações que ajudam a combater este problema é a prática regular de atividades físicas e uma cardápio equilibrado com porções adequadas às medidas da pessoa, sendo que deve haver ingestão de alimentos de 3 em 3 horas.

Como emagrecer tomando chá

Como usar chás para ajudar a emagrecer

Entre os principais benefícios dos chás para o emagrecimento está a pouca agressividade com que eles agem no organismo. Ao associar suplementações e remédios os efeitos colaterais são muito mais presentes, ao contrário das ervas.

É por isso que um chá seca barriga torna-se muito mais saudável do que utilização de suplementações ou remédios que tem como efeito colateral o emagrecimento.

No entanto, é claro que os chás precisam ser introduzidos corretamente dentro da rotina para que não gerem nenhum estrago. Eles devem ser consumidos durante as principais refeições, pois isso estimulará a melhora da digestão e ajudará na perda de peso.

cha-para-emagrecer

Recomenda-se variar os sabores durante as refeições para que a rotina dos chás não se torne enjoativo.

Lembre-se que para otimizar a sua dieta você deve preferir comprar a erva e mantê-la em infusão do que utilizar os que já estão processados e moídos nos saquinhos, assim você elimina a chance de consumir químicas e conservantes que tendem a se manter acumular no sistema linfático com facilidade.

Fique longe dos chás em pó, saches ou chá de caixinhas, pois podem ter adição de açúcar, conservantes e não se pode garantir a quantidade dos bioativos, já a erva in natura não tem erro e é fácil de fazer.

Não pense que o chá será a mágica para o seu emagrecimento. Eles são aliados, para que funcionem é preciso mudar o seu estilo de vida: ingerir menos ou eliminar alimentos industrializados e demasiadamente processados, realizar atividades físicas regulares e porções de comidas não muito restritivas, mas sim com porções adequadas.

Outros chás que você deve conhecer:

Chás para saúde da mulher

O chá é sempre um bom aliado da mulher. Desde as épocas mais remotas e sobre tudo no oriente em países como a China, India e outros as erva são a cura para muitos dos problemas que o fluxo hormonal causa de sintoma no corpo feminino.

As cólicas menstruais por exemplo devem ser tratadas com chá de canela ou cavalinha, ambos estimulam a contração do útero e faz com que o sangue que não quer sair seja liberado com mais facilidade. Antigamente se utilizava o poder de ambos para causar abortos espontâneos devido essa consequência de estímulo intrauterino.

Benefícios do chá para mulher

A infecção urinária e problemas renais podem ser curados com os chás altamente diuréticos, como a camomila e capim limão. Até hoje eles são indicações médicas para que substâncias e bactérias possam ser eliminadas do organismo sem ficar resíduos.

No caso da menopausa, o calorão, instabilidade de humor que muito prejudica a qualidade de vida a partir dos 45 anos é facilmente resolvida com os benefícios do chá de amora para mulher.

Como fazer os chás

chá termogênicoQuando se utiliza caules e raízes deve-se utilizar o método de decocção que é nada mais que a fervura da água. Primeiramente, deve-se adicionar a erva num recipiente e ferver por 5 a 10 minutos, após isso a água é escoada e espreme-se o concentrado da erva utilizada.

Quando utiliza as folhas deve-se fazer a infusão, nesse método a água é aquecida até o estágio de pré-fervura (quando as bolhas começam a subir para o topo, sem estourar). Você desliga a água, mistura a erva e abafa o recipiente por 5 minutos.

O modo de preparo é importante para garantir que as propriedades não se desnaturem durante o procedimento devido ao aquecimento em excesso ou por longa exposição.

Não é recomendado adoçar com açúcares ou adoçantes para garantir que seja melhor absorvido no organismo e evitar picos de açúcar e até mesmo a propriedade engordativa que essa substância apresenta.

Os benefícios dos chás

  1. Prevenção de doenças cardíacas
  2. Antioxidante natural (chá verde, chá preto)
  3. Reduz processos inflamatórios (Chá de gengibre, limão, laranja, hortelã)
  4. Fortalece o sistema imunológico (Chá de limão e gengibre)
  5. Diminuem os níveis de colesterol (Chá de berinjela)
  6. Controlam a ansiedade (chá de camomila, Melissa, Maracujá)

Em resumo, pode-se afirmar que os chás são importantes aliados no processo de emagrecimento saudável. No entanto, não são os responsáveis pela perda de peso,  o que realmente leva uma pessoa adiante na sua luta contra a gordura é a força de vontade de mudar de vida, adotando praticas saudáveis em seu dia a dia.

Recomendados para você: