Chá de Hibisco: Ajuda a Emagrecer? Descubra aqui, além de outras Verdades sobre o Chá de Hibisco

O chá de hibisco une sabor e benefícios para garantir o bem-estar de quem está à procura de melhor qualidade de vida. É rico em substâncias antioxidantes e tem sabor naturalmente adocicado. Ele contribui para a perda da barriga e a redução dos quadris, assim como possui efeito cardio protetor e vasodilatador e contribui para evitar o acúmulo de gorduras. O chá de hibisco pode promover a queima de até quatro quilos em 15 dias, se aliado com exercícios regulares e atividades esportivas, como o programa de treinamento Queima 48 Horas – método de treinamento que pode ser feito em casa com exercícios físicos de alta intensidade, além de uma dieta com alimentação saudável que deve ser seguida todos os dias.

Com origem africana e asiática, a flor de hibisco que é utilizada para a preparação do chá apresenta o nome científico de Hibiscus Sabdariffa. Ela é diferente das conhecidas flores de hibisco utilizadas em jardins e cujo nome científico é Hibiscus rosa-sinensis. Para a preparação do chá de hibisco é utilizado o cálice do botão da flor de hibisco seco, logo,cha-de-hibisco-indicacoes são usadas as pétalas secas da flor, cuja coloração é um vermelho escuro bastante forte.

Conhecido por auxiliar no emagrecimento, o chá de hibisco contém um inibidor que bloqueia a produção de uma enzima que converte o amido em açúcar, a amilase. Além disso, muitos estudos apontam que as substâncias ajudam no quesito de antioxidantes presentes no chá, como os flavonoides, além de apresentar o efeito cardio protetor e vasodilatador, ajudam a aumentar o colesterol bom – HDL, e diminuir o colesterol ruim – LDL, os triglicérides e a pressão arterial.

Benefícios do Chá de Hibisco

Estão presentes inúmeros nutrientes no chá de hibisco, alguns deles são:

  • Cálcio,
  • Magnésio,
  • Fósforo,
  • Potássio.

Eles são essenciais para manter os ossos saudáveis e estão presentes nesta flor como uma boa alternativa. Assim como, a ação antioxidante, que neutraliza os efeitos dos radicais livres e ajuda a evitar danos às células e o surgimento de doenças. Além de tudo isso, tomar o chá de hibisco ainda emagrece, pois ajuda na redução da quantidade de gordura abdominal e previne o “fígado gorduroso”, doença caracterizada pelo acúmulo de gorduras no órgão, tudo isso porque tem ação antioxidante no organismo, que ajuda a perder peso.

cha-de-hibisco-como-fazer

O chá de hibisco ainda apresenta efeito diurético entre os seus benefícios, sendo um ótimo aliado para ajudar a evitar a retenção dos líquidos no organismo, além de que isso incentiva o ganho de massa muscular. De acordo com um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, o flavonoide quercetina, substância antioxidante, também é o responsável por ajudar a proporcionar este efeito. Além dos citados anteriormente, o chá de hibisco ainda apresenta mais benefícios. Confira uma lista com vários e veja os resultados:

  • Estimula a queima de gordura corporal diminuindo assim os níveis no organismo;
  • Impede o armazenamento e evita acúmulo de gorduras;
  • Facilita a digestão e possui ácidos orgânicos;
  • Regulariza o intestino e deixa o corpo em boa forma;
  • Seu efeito combate a retenção dos líquidos;
  • Apresenta ação antioxidante;
  • Protege o sistema cardíaco;
  • Controla o colesterol quando aliado a uma alimentação saudável;
  • Apresenta efeito vasodilatador à saúde;
  • Regula a pressão arterial, responsável por baixar a pressão (isso é, se você possui pressão baixa, cuidado ao tomar esse chá).

Receita para preparar o chá de Hibisco

A orientação para alcançar os benefícios citados anteriormente é consumir de uma a duas xícaras de chá de hibisco por dia. Para fazer o chá de hibisco, leve um litro de água ao fogo e, assim que começarem a levantar as primeiras bolhas, acrescente duas colheres de sopa cheias de hibisco seco, ou dois saches. Em seguida, desligue o forno e deixe descansar por um período entre cinco e 10 minutos, no máximo. Após isso, coe. O chá está pronto. A sugestão é evitar aquecer o chá para o consumo mais tarde, pois isso irá causar a diminuição dos efeitos terapêuticos da planta sobre o organismo. Consequentemente, não causará os efeitos desejados.

receita-de-cha-de-hibisco

Para quem busca emagrecer, o chá de hibisco pode ser combinado com um chá ou alimentos termogênicos, pois, dessa forma, o primeiro irá ajudar a evitar o acumulo de gordura na região do abdômen e dos quadris, enquanto que o segundo auxiliará no aumento do gasto energético. Uma sugestão de chá termogênico é o chá verde ou mate.

O chá de hibisco também pode ser utilizado para a preparação de receitas que incluam outro líquidos, como sucos ou drinques. Ele é usado dessa forma, em virtude da sua cor vermelho escura e do seu sabor adocicado naturalmente. Uma dica é consumir como “suchá”, que consiste numa mistura de hortaliças e frutas com a infusão de plantas. Para prepara-lo basta incluir o chá e a fruta de preferência no liquidificar e bater. Vale ressaltar que, com isso, alguns nutrientes da bebida podem não ser totalmente aproveitados.

Onde Comprar o Chá de Hibisco

O chá de hibisco pode ser encontrado à venda nas ervanárias em saquinhos, nos supermercados ou em lojas e casas que comercializam produtos naturais. O importante é atentar-se ao chá que será comprado, que é o relacionado à planta Hibiscus Sabdariffa, um gênero diferente da planta que é decorativa e usada nos jardins e muito divulgado na mídia.

Contraindicações

Apesar do inúmeros benefícios que foram apresentados, o chá de hibisco pode causar intoxicação se consumido em excesso. Assim como, por possuir ação diurética, o consumo exagerado pode ocasionar a eliminação de muitos eletrólitos, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A falta desse nutriente pode ocasionar a desidratação. Além disso, como trabalha na diminuição da pressão arterial, o chá de hibisco não é indicado para as pessoas que já tenham pressão baixa.

A fertilidade e os hormônios também pode sofrer alterações se a bebida for consumida em excesso, visto que alguns estudos mostram que o hibisco possui componentes que acabam por interferir nos níveis de estrogênio. O chá de hibisco também não é indicado para mulheres gestantes ou que estejam em fase de amamentação, pois acredita-se que a bebida tem capacidade abortiva e, além do mais, ação mutagênica, ou seja, poderá interferir na formação da estrutura dos genes dos bebês.

Como fazer?

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa do hibisco, pode ser o botão seco;

Você também pode acrescentar outros ingredientes caso queira.

Ferva a água e depois acrescente o hibisco na forma desejada, depois desligue o fogo. Procure consumir ele ainda quente, de preferência no período pela manhã.

 

[toggle title = “Mais detalhes” icon=”off”]

Os chás são hoje um profundo alvo de pesquisas de toda a comunidade cientifica nos dias de hoje. Sendo um costume profundamente enraizado na cultura oriental e fazendo parte da medicina popular, em muitos casos a real eficácia dessas bebidas era desconhecida.

chá-de-hibisco

O chá de hibisco, assim como o Chá Verde, é hoje apresentado como uma das bebidas mais saudáveis que você pode incorporar na sua dieta e que podem ter um poderoso impacto positivo na sua saúde.

Para conhecer mais sobre o milagroso chá de hibisco, continue lendo!

1. O Chá de Hibisco tem função diurética!

chá-de-hibisco-1-300x223O Chá de Hibisco costuma ter uma ação diurética no nosso organismo, que pode ser fundamental para eliminar a retenção líquida (que costuma acontecer com algumas mulheres).

Com o uso desse chá, provavelmente você se sentirá menos inchada e menos desconfortável. Além do consumo do chá, é recomendável que a pessoa que decidir acrescentar esse chá na sua dieta opte também por uma rotina de vida mais saudável para aumentar esse “efeito”.

A prática de exercícios físicos regulares, a diminuição do consumo de sódio e a ingestão de água diária de pelo menos 2 litros são fundamentais para combater o inchaço e essa retenção de líquidos.

2. O Chá de Hibisco ajuda a controlar a pressão arterial!

chá-de-hibisco-2Vários estudos comprovam que o Chá de Hibisco é uma poderosa bebida que ajuda a diminuir a pressão arterial.

Uma das razões para esse efeito acontecer é por que o Chá de Hibisco tem uma forte ação diurética no nosso corpo, como foi citado no tópico anterior. Com essa ação diurética, o corpo ajuda a eliminar algumas substâncias (em sua maioria eletrólitos) que costumam ser fatores influenciadores na sua pressão.

Porém, fica aqui um alerta: pessoas que possuem pressão baixa não devem beber esse chá!

Caso você seja uma das pessoas que costumam ter pressão baixa e opte por ingerir esse chá, é bem provável que a sua pressão abaixe mais do que o normal, o que pode se tornar um quadro médico de médio-alto risco para a sua saúde.

3. O Chá de Hibisco costuma melhorar seus níveis de colesterol!

chá-de-hibisco-3O consumo regular desse chá pode fazer com que os seus níveis do colesterol LDL (o colesterol “ruim”) diminua em valores consideráveis.

Outro ponto que a pesquisa conseguiu apontar, é que além da diminuição do colesterol ruim, o colesterol “bom”, costuma também aumentar em valores expressivos.

Uma das razões para esse famoso efeito é a alta concentração de substâncias antioxidantes presentes no chá.

4. O Chá de Hibisco ajuda a emagrecer!

chá-de-hibisco-4Esse é um dos pontos que rapidamente transformaram esse chá em uma “estrela”. O Chá de Hibisco ajuda no emagrecimento, atacando principalmente a produção do tecido adiposo.

Muitas mulheres que usam esse chá regularmente costumam apresentar uma perda de peso. Apesar de não ser uma perda de peso “extrema”, essa perda de peso costuma ser bem sensível e é uma poderosa ajuda na hora do emagrecimento.

Quem não pode beber esse chá?

Apesar de ser uma bebida que vem se apresentando muitos benefícios para a saúde de várias pessoas, existem algumas particularidades que impedem que esse chá seja largamente recomendado sem maiores precauções.
chá-de-hibisco-5Veja abaixo as pessoas que não devem fazer o uso do chá:

  • Pessoas com pressão baixa.
  • Mulheres que desejam engravidar.
  • Mulheres que apresentam muitas variações hormonais no seu ciclo menstrual (se você tem uma “TPM” muito forte, fuja desse chá).
  • Gestantes não devem beber o chá!

Esse chá apresentou efeitos “colaterais” ou negativos na fertilidade, e certamente não é indicado para mulheres grávidas. Portanto use o chá de hibisco com precaução, e também modere a ingestão da bebida para no máximo 2 a 3 xícaras diárias.

Se possível, é recomendável também o acompanhamento de um médico caso você decida fazer o uso frequente dessa bebida. Se você não estiver nesse grupo de pessoas supracitado, provavelmente você terá os benefícios.

E aí? Gostou do artigo? Conta pra gente logo abaixo nos comentários, nós vamos adorar saber sua opinião e as suas dúvidas!

[/toggle]

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply