Anabolizantes nos esportes e treino – É seguro? Efeitos colaterais, Benefícios

O uso de anabolizantes é bastante controverso, mas sem dúvida são muitas as pessoas, principalmente esportistas que utilizam para ajudar aumentar força e desempenho. Mas será que é legal fazer uso de anabolizantes? Saiba mais neste artigo.

Eles também são conhecidos por esteroides anabólicos e funcionam como uma espécie de reposição de testosterona ou ainda como aumento dos mesmos.

A testosterona é um hormônio masculino responsável, encontrado em homens e mulheres, mas em quantidade muito maior em homens. O principal objetivo de quem faz uso de anabolizantes é conseguir ficar “grande”, com músculos fortes em um curto espaço de tempo.

É claro que, sem dúvida os anabolizantes também ajudam a aumentar o condicionamento físico, por isso que durante a história, muitos atletas foram pegos em exames anti dopping devido ao uso desses medicamentos.

Como os anabolizantes agem no organismo?

São muitos os efeitos dos anabolizantes em nosso organismo, e isso nós vamos detalhar mais adiante neste artigo. Os anabolizantes agem aumentando a água dentro das células musculares, por isso inclusive aquela aparência de inchada que ele proporciona. É diferente de um corpo esculpido por atividade física.

Existem diversos tipos de anabolizantes, provavelmente mais de 20 tipos, sendo que alguns deles podem ser usados por via oral ou injetáveis. Quando uma pessoa faz uso de anabolizantes, a droga entra no organismo e passa a atingir determinadas células, promovendo assim alterações químicas.

Fazem mal para a saúde?

Efeitos colaterais de anabolizantesComo trata-se de um remédio, sabemos que qualquer droga quando não administrada com a orientação de um médico, pode sim causar riscos para a saúde.

E infelizmente isso acontece muito com quem usa anabolizantes, pois eles priorizam apenas os resultados estéticos, deixando de lado a preocupação com a saúde de maneira em geral.

Os anabolizantes são vistos como alternativa para conseguir resultados imediatos e, apesar de serem ilegais para comercialização, assim como outras drogas, podem ser encontradas facilmente no mercado.

O uso de anabolizantes por contra própria pode aumentar o risco de doenças cardíacas, inclusive com risco de morte dependendo do estado de saúde da pessoa.

Como o aumento que ocorre no corpo não vem de fibras, pelo fato de não ser resultado de esforço, os músculos continuam fracos, e o inchaço é apenas pelo acumulo de água.

Quais os benefícios?

  • Ganho no volume muscular (não aumento de músculo)
  • Melhora na recuperação pós treino
  • Melhora o apetite sexual
  • Proporciona mais energia para o dia a dia
  • Mais foco mental
  • Perda de Gordura
  • Aumento na resistência física

Anabolizantes sao seguros?

Efeitos dos anabolizantes

Como todo medicamento, os anabolizantes também apresentam efeitos colateriais, como por exemplo, mudanças repentinas de temperamento. Em mulheres, devido ao excesso de hormônio masculino, elas acabam ficando com o corpo masculinizado, além da voz que muda e fica com um tom mais grave.

Além disso, sintomas como irritabilidade, nervosismo, hostilidade, distração e confusão mental também pode aparecer em determinados indivíduos.

O mais preocupante é que muitos que fazem uso dos anabolizantes de forma errada e sem indicação médica, não reconhecem esse lado obscuro da droga, e apenas pensam nos benefícios que terão, como a conquista de um corpo considerado de acordo com os padrões de beleza. O que nem sempre é verdade.

É ilegal usar Anabolizantes?

É ilegal quem faz uso sem autorização médica, assim como a venda em locais não autorizados. Os anabolizantes podem ser administrados e indicados por médicos com o objetivo de repor o hormônio, por exemplo.

Ele é bastante utilizado em alguns homens que sofrem de deficiência hormonal, assim como em pacientes homens com Aids, quando precisam urgentemente recuperar o peso.

Em situações clínicas, os pacientes recebem todo o apoio e acompanhamento médico para tomarem apenas as doses mínimas, auxiliando assim a regularizar sua disfunção.

Os anabolizantes também são indicados por médicos tratar outros casos, como câncer de mama, contagem de células vermelhas do sangue baixa, atraso da puberdade, entre outros.

Como podemos observar, trata-se de uma droga perigosa e que precisa ser orientada sempre com o acompanhamento de um profissional, até porque, somente ele poderá orientar as dosagens necessárias de acordo com cada caso.

O grande problema está no uso irregular, cujo os objetivos visam apenas as questões estéticas e do corpo.

Lembre-se, a melhor maneira de cuidar do corpo e da mente é realizar uma atividade física de forma prazerosa, deixando de lado o uso de anabolizantes.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply