A importância dos Alongamentos para as Costas – 5 exemplos mais recomendados

O alongamento para as costas é usado principalmente para evitar lesões em exercícios físicos e aumentar a flexibilidade da região. Este tipo de alongamento ajuda a reduzir o nível de estresse, melhora para uma boa postura e estresse.

Ter a prática de fazer alongamentos pode fazer com que o corpo evite inúmeros problemas, principalmente quando esses “exercícios” possuem um foco voltado para a região da coluna, que tecnicamente seria a base do corpo de seres, onde mostra-se mais do que necessário manter cuidados frequentes para a saúde da mesma não seja “comprometida” e afete o equilíbrio de outras partes do corpo.

Os 5 alongamentos de coluna mais recomendados pelos médicos

Entenda que todas as pessoas precisam criar o hábito de realizar exercícios que são alongamentos para as costas, mas se você não tem ideia de como começar a executá-los, confira abaixo.

1 – Alongamento para Coluna Cervical

O primeiro alongamento é voltado para a coluna cervical. Esse seria uma opção mais simples, mas que ao mesmo tempo oferece amplos resultados. Para iniciar basta colocar as mãos na parte de trás da cabeça, com objetivo de levá-la para a frente. Depois a empurre para trás. Para isso, basta elevar seu queixo para cima.

Após realizar esses movimentos, é o mesmo de alongar as laterais, onde usará a mão para puxar a cabeça tanto para o lado direito, como também para seu lado esquerdo. O recomendado é que fique 30 segundos em cada posição, tendo um grande cuidado com os movimentos para não forçar demais sua coluna cervical.

alongamento para o pescoco

2 – Alongamento para Coluna Dorsal

Existem muitos alongamentos para as costas voltados para a coluna dorsal, em que os mesmos podem ser divididos entre opções mais complexas e outras que são simples, como o caso do alongamento feito em pé, mas com as suas pernas ligeiramente afastadas para que melhore o desempenho dos seus movimentos.

Após afastar as pernas, levante os braços juntando-os em cima da sua cabeça. A partir disso terá que se inclinar para os lados. Incline a cabeça e os braços para a direita, depois faça o mesmo no lado esquerdo. Para cada movimento deve-se ficar 30 minutos na mesma posição, sendo possível se alongar de forma segura.

alongamento para a dorsal

3 – Alongamento para Coluna Lombar

A região lombar também tem muitos alongamentos interessantes e que podem inclusive promover uma sensação de tranquilidade ampla, por conta da leveza e conforto que eles promovem. Esse alongamento para costas é bem simples sem precisar fazer grandes esforços. Para começar, deite-se no chão e dobre os joelhos.

Com os joelhos dobrados, deixe os pés apoiados no chão. Depois deve levar um joelho até o peito, podendo segurá-lo com as mãos. Repita o mesmo exercício a partir do outro joelho fazendo movimentos leves e sem pressa. Permaneça com o joelho flexionado por 60 segundos e finalize com dois dobrados em seu peito.

alongamento para o ciatico

4 – Alongamento para o Tronco

O tronco também é uma região que precisa de cuidados específicos, por isso há um alongamento ideal para manter a saúde das costas. Esse alongamento tem a intenção de alongar o tronco, braços e região do core, tendo a possibilidade de melhorar o seu equilíbrio e inclusive pode auxiliar a renovar a energia do corpo.

Para fazer esse alongamento será preciso deitar com a sua barriga virada para o chão, mantendo o corpo reto. Com as mãos paralelas ao corpo, basta começar a elevar o seu tronco, estendendo o cotovelo. Para finalizar olhe para cima. Esse é um “exercício” semelhante aos movimentos da Yoga e garante vários benefícios.

alongamento para coluna

5 – Alongamento para toda as Costas

Por fim, um dos alongamentos para as costas mais aliviante, pois ele promove uma sensação de leveza para a região. Esse é um dos alongamentos mais fáceis e simples para essa região, inclusive trata-se de um movimento que as pessoas realizam diariamente, sem precisar se deitar no chão ou movimentar as pernas.

Para fazer esse alongamento basta usar algum móvel como base, que possa ser semelhante as barras de alongar das academias. Com isso, deve-se posicionar à frente do móvel e esticar os braços, mantendo seus braços e costas retos. Se for necessário dobre um pouco dos joelhos, para então deixar as costas bem retas.

Faça os alongamentos para as costas e comece notar todos os seus benefícios.

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