Alimentos que fazem mal para o intestino – Saiba o que evitar e o que comer

Os alimentos prejudiciais para o intestino são mais perigosos do que você imagina. Seu mal humor, sensação de inchaço, constipação e até aquela TPM fora de época são sinais de que você tem irritado seu intestino – e ele revida rápido. De acordo com uma pesquisa da Biblioteca Virtual da Saúde cerca de 20% da população mundial sofre de problemas intestinais – muitas delas sem nem conhecer o diagnóstico.

Não é somente este estudo que evidencia como a alimentação tem tudo a ver com a qualidade de vida. Uma série de doenças se inicia devido a reações intestinais e a melhor forma de preveni-las é certificando-se de que sua alimentação exclui tudo aquilo que pode fazer mal e mantém atitudes benéficas à saúde intestinal.

alimentos para evitar

Lista dos alimentos que fazem mal para o intestino

Temos alimentos que soltam demais, que prendem demais e que também causam gases, vamos começar pelos que prendem o intestino.

Opções que prendem o intestino

  • Arroz
  • Goiaba
  • Farinha branca – alimentos refinados
  • Banana
  • Macarrão
  • Batata
  • Maçã sem casca
  • Jabuticaba
  • Salgadinhos fritos
  • Jabuticaba
  • Queijo branco
  • Torrada

Pouca gente sabe que arroz prende o intestino, o mesmo vale para macarrão e queijo branco. Apesar de serem considerados fitness e bons para a maioria das dietas, arroz, maçã e bananas podem acabar prendendo o intestino de quem já tem algum desajuste, ou fazer com que seu organismo deixe de funcionar como um relógio.

Confira aqui a verdade sobre como o glúten age no organismo!

alimentos que fazem mal

Alimentos que causam gases

  • Carnes
  • Mariscos
  • Couve-De-Bruxelas
  • Ovos
  • Brócolis
  • Repolho
  • Cebolas
  • Couve-Flor
  • Nabo
  • Feijão
  • Milho
  • Ervilha
  • Pepino
  • Lentilha
  • Grão-De-Bico
  • Leite e Queijo
  • Refrigerantes e Bebidas com Gás.

Quem faz uso de laxantes para ir ao banheiro deveria repensar esta pratica, o uso constante pode ser gravemente prejudicial ao organismo. Sem a estimulação natural, o organismo torna-se viciado no medicamento para funcionar, e pode perder a capacidade de agir quando a pessoa não tomar o remédio, fazendo com que as constipações sejam cada vez mais dolorosas.

Leite também pode ser um inimigo para algumas pessoas, a fermentação no sistema digestivo causa gases e inchaço abdominal. Além disso, os derivados do leite têm o mesmo potencial, vale notar que quanto mais gorduroso, pior é o efeito final.

Frituras e refrigerantes causam o mesmo efeito. Alimentos que tenham muito conservantes e condimentos picantes também devem ser evitados, bem como açúcar em excesso – principalmente pelas mulheres, que ainda podem sofrer de outros males derivados do excesso de açúcar.

Por último, vale ficar longe de bebidas alcoólicas, chocolate, chá preto e até café, devem também ficar fora do cardápio de quem está com algum problema ou quer evitar ter transtornos intestinais.

Sintomas de que a comida não te fez bem

  • Gases,
  • Cólicas,
  • Diarreia
  • Flatulência
  • Constipação
  • Abdômen Inchado
  • E Até Enxaquecas e Dores Crônicas.

Normalmente quem apresenta vários destes sintomas pode ter a Síndrome do intestino irritável, mas na grande parte de pessoas que sentem alguns destes desconfortos, o efeito é apenas resultado da alimentação inadequada.

Mau humor e fibras estão com dias contados para quem seguir estas dicas

Ao mesmo tempo que alguns alimentos podem causar constipação, ou intestino preso, e gases, há outros que quando consumidos moderadamente, causam alivio nos problemas e ainda ajudam emagrecer, ao mesmo tempo em que conferem mais energia como um todo.

dicas para regular o intestino

Quer ver? Olha a lista dos alimentos que devem povoar suas refeições a partir de agora:

  • Batata-doce: quando consumida em exagero a batata-doce pode provocar gases e a temida constipação, mas por outro lado, quando comida cozida e em porções menores, pelo menos três vezes por semana, ela fornece ao organismo uma boa quantidade de fibras, que auxiliam no processo todo. Por ser pouco calórica, ela ainda ajuda no emagrecimento.
  • Kiwi: dois kiwis por dia são o suficiente quando se está constipado. A fruta ainda tem vitaminas e nutrientes extras, além de muita fibra alimentar.A fruta contém 2,5 gramas de fibra e é rica em vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do intestino. Um estudo feito no Taiwan provou que a inclusão de dois kiwis por dia na dieta aumentou consideravelmente a frequência de evacuação em adultos com constipação.
  • Grão-de-bico, Ervilha, Lentilha e Soja: são fontes de carboidratos complexos, muitas fibras, além de vários grupos de vitaminas e minerais. Ajudam na prevenção de diabetes, doenças cardíacas e ajudam a prevenir também a constipação e o câncer de intestino.
  • Frutas com casca: As cascas possuem fibras, que por sua vez, trabalham a favor do intestino. Lave bem com uma solução adequada de hipoclorito, e enxague em água potável para tirar o excesso.
  • Vegetais folhosos: Rúcula, alface, acelga, couve, espinafre, são excelentes para a manutenção da saúde do intestino, além de ajudarem a gerar mais energia e atuarem como potencializadores da imunidade.
  • Iogurtes: Apesar de ser um derivado do leite a fermentação é uma fonte de bactérias que auxiliam na digestão e  riqueza da flora intestinal

As fibras vegetais – que você encontra também e principalmente nas verduras – ajudam a concentrar a água no intestino e facilitar a formação das fezes, além de ajudar nos movimentos peristálticos. Acredite, isso irá diminuir o tempo que você gasta dentro do banheiro. Que alívio, não?

Cuidado para não exagerar nas fibras! É preciso que água e fibra estejam presentes em níveis equilibrados no organismo para possibilitar a melhor digestão, o desequilíbrio resultará na prisão de ventre. A quantidade recomendada de líquido é de no máximo 2 litros por dia, a prática ajuda a diminuir o apetite e manter a saúde em níveis gerais.

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