Lista dos alimentos ricos em proteínas – Benefícios e onde encontrar

As proteínas são macromoléculas com uma lista rica de funções no organismo humano. Além de conhecida por estimular o emagrecimento e bom funcionamento do organismo ela é capaz de influenciar na contração dos músculos e manter o sistema de defesa do organismo mais forte.

Uma dieta rica em proteínas contribui para a saúde geral do organismo e montar um cardápio  que as inclua não é uma tarefa difícil. No mundo animal a substância corresponde a mais de 75% do peso dos músculos e pode ser também encontrada em origem vegetal nas leguminosas e folhas verdes.

alimentos de proteinas

Lista de alimentos ricos em proteínas

As proteínas que são digeridas mais facilmente pelo organismo são as proteínas de origem animal.As carnes são as principais fontes de proteínas. Ao consumi-las você terá mais vitalidade nos cabelos e unhas, além de um intestino regulado e bom humor restaurado. (Confira aqui a dieta da proteína e seus benefícios)

Se você não come carne, não é motivo para desespero. Alimentos essenciais também tem

beneficios das proteinasCarnes, aves e peixes

  • Patinho
  • Maminha
  • Músculo
  • Lagarto
  • Filé mignon
  • Coxão duro
  • Coxão mole
  • Peito de frango
  • Peito de peru
  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Camarão
  • Filé de tilápia

Grãos e vegetais

  • Soja
  • Aveia
  • Pasta de amendoim
  • Ervilha
  • Amêndoas
  • Grão de bico
  • Brócolis
  • Lentilhas
  • Amendoim
  • Feijões

Outras fontes de proteína de origem animal:

  • Leite integral ou desnatado
  • Queijo cottage
  • Iogurte natural
  • Ovos inteiros

Você ainda pode substituir com suplementos como o Whey Proteín de proteína. 

A proteína dos veganos – Onde encontrar?

Quem é vegetariano ou vegano não consome nada de origem animal, e isto muitas vezes pode ser um problema, principalmente por conta da dificuldade em substituir o potencial nutritivo dos alimentos, como as proteínas.

Neste caso, vale a pena manter sempre no armário e na geladeira, algumas leguminosas que são ricas em proteínas, e manter o cardápio cheio delas.

Ervilha, chia, grão de bico e gergelim são bons exemplos de grãos e sementes que podem ser guardados por um bom tempo, e usados para enriquecer as refeições. Quinoa é outro grão que ganhou a mesa de quem tem interesse em uma boa alimentação, não é à toa que é considerado um superalimento.

proteinas nos vegetais

Caso você não tenha intolerância ao glúten, Seitan é uma excelente opção, a carne de glúten pode ser feita em casa ou comprada pronta desidratada, é inteiramente vegetal, vem do trigo, e rica em proteínas.

Outras sementes ricas em proteínas são a de gergelim, e a semente de girassol, ambas podem fazer parte de saladas, ou serem administradas em patês, bom para colocar no pão.

Se você gosta de Tofu, saiba que ele entra na lista dos alimentos veganos ricos em proteínas, e há uma infinidade de receitas que podem ser feitas com ele.

Por fim, nozes e cacau, você pode fazer combinações entre bolos, ou usar as nozes em farofas, misturadas com outros dos grãos mencionados anteriormente. O resultado vai ser bem turbinado em proteína vegetal.

Benefícios da proteínas para o organismo

As proteínas trabalham na reconstrução dos músculos, na regulagem dos hormônios e na criação de anticorpos. Quando comemos, a metabolização dos alimentos também é feita por enzimas.

Uma das funções mais importantes das proteínas é o transporte intracelular, como a hemoglobina, e as lipoproteínas HDL – colesterol bom, LDL e VLDL dois tipos de colesterol ruins.Podemos dizer que são fundamentais na estrutura e fisiologia celular, além de ser responsáveis por carregar nossa informação genética.

Além disso, são as proteínas, que na nossa alimentação, ajudam a dar aquela sensação de saciedade, que nos leva a entender que “já comemos o suficiente”.

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