Abobrinha – Benefícios, Tabela nutricional e Como consumir (receitas)

A abobrinha é extremamente benéfica ao organismo, sendo uma excelente pedida para quem deseja adotar hábitos de vida saudável e consumir alimentos nutritivos.

abobria

Mas, você sabe ao certo quais são os principais benefícios e as características nutricionais da abobrinha, inclusive, como consumi-la, para aproveitar o melhor desse alimento? Saiba aqui esses e outros detalhes!

Benefícios da abobrinha

Antioxidante poderoso

A abobrinha diferencia-se por ter uma combinação especial de substâncias antioxidantes, convencionais e não convencionais, como a vitamina C e a luteína.

Os antioxidantes proporcionam inúmeros benefícios, como o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da chance de desenvolvimento de doenças oculares, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Prevenção contra diabetes

A abobrinha tem vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, ômega 3 e fibras, que atuam diretamente no metabolismo do açúcar presente no sangue, ajudando a mantê-lo em níveis ideais, o que contribui para evitar o surgimento da diabetes.

Função antimicrobiana

A semente do legume tem função antimicrobiana, ajudando a combater parasitas e vermes intestinais, por exemplo. É uma boa alternativa a quem procura remédios naturais para essas enfermidades.

Auxílio na prevenção contra o câncer

Por ser rica em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, a abobrinha auxilia na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas, minimizando o risco de contrair tal doença.

Reforço do sistema respiratório

O alimento consegue reforçar a qualidade do sistema respiratório, auxiliando no combate de doenças, como a asma. O motivo está na alta concentração de vitamina C do legume e no seu poder anti-inflamatório, protegendo os pulmões.

Fortalecimento da estrutura óssea

Outro nutriente em abundância na abobrinha é o cálcio. Por isso, ao fazer o consumo frequente do alimento é possível garantir o fortalecimento dos ossos, inclusive, dos dentes.

 Mais proteção ao coração

As fibras da abobrinha contribuem para a redução do colesterol ruim. A vitamina C ajuda a evitar a obstrução de veias, enquanto a elevada quantidade de potássio do alimento reduz a pressão arterial. Isso significa um coração mais forte, com menos chances de sofrer doenças.

Suporte no emagrecimento

O legume conta com o diferencial de ter baixa caloria por porção, o que é perfeito para quem deseja emagrecer. Ela, também, possui uma grande quantidade de água, ideal para hidratar o corpo e assegurar o seu correto funcionamento.

Tabela nutricional da abobrinha

Conheça, a seguir, detalhes nutricionais da abobrinha na versão italiana, que é a mais fácil de ser encontrada. Para estabelecer os valores, foi considerada uma porção de 100 gramas do alimento cru:

  • Calorias: 17 kcal;
  • Carboidratos: 3,11g;
  • Gorduras totais: 0,18g;
  • Gorduras saturadas: 0,084g;
  • Gordura trans: 0;
  • Proteína: 1,21g;
  • Cálcio: 16 mg;abobrinha benefícios
  • Ferro: 0,37mg;
  • Fibra: 1g;
  • Fósforo: 38mg;
  • Vitamina A: 10 µg;
  • Vitamina B1: 0,045mg;
  • Vitamina B2: 0,094mg;
  • Vitamina B3: 0,451mg;
  • Vitamina C: 17,9mg;
  • Vitamina E: 0,12mg;
  • Vitamina K: 4,3 µg;
  • Magnésio: 18mg;
  • Potássio: 261mg.

Como consumir a abobrinha

O ideal é consumir o legume inteiro, sem desprezar sua casca, uma vez que esta parte, também, é rica em nutrientes. Se possível, dê preferência para a versão orgânica da abobrinha, que é produzida sem agrotóxicos.

Antes de preparar o prato, lave bem o legume, para retirar eventuais vestígios de terra ou qualquer outra sujeira. Esta limpeza deve ser feita usando somente água.

Se quiser aproveitar ao máximo os nutrientes do alimento, procure consumi-lo cru. Caso não goste, refogue pouco a abobrinha, deixando-a crocante, ponto em que os nutrientes ainda são mantidos.

Receitas com abobrinha

Em busca de receitas para incluir o legume em sua refeição? Então, confira algumas sugestões e inspire-se:

Salada de abobrinha

Você precisará de:

  1. 1 abobrinha fatiada;
  2. Cebolinha picada a gosto;macarrão com abobrinha
  3. 2 colheres de sopa de manjericão picado;
  4. 1 colher de chá de orégano;
  5. Suco de um limão;
  6. Azeite e sal a gosto.

Em uma tigela, misture a abobrinha, o azeite e o sal. Deixe descansando por 10 minutos. O legume soltará, naturalmente, uma água, que deve ser desprezada. Depois, acrescente os demais ingredientes e acerte o sal da salada.

Macarrão com abobrinha e tomate

Você precisará de:

  1. 300g de macarrão cozido;
  2. 2 abobrinhas em pedaços médios;
  3. 200g de tomate picado;
  4. 2 colheres de sopa de azeite;
  5. 3 dentes de alho picados;
  6. 1 cebola pequena picada;
  7. 50g de azeitona;
  8. Cheiro verde, manjericão e sal a gosto.

Refogue o azeite, o alho, a cebola e a abobrinha, por dois minutos, no máximo. Junte o tomate, a azeitona e os temperos. Refogue por mais um minuto. Depois, acrescente o macarrão, mexa e desligue o fogo.

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